Pai empreendedor funda uma empresa, alcança o sucesso e quer dar a oportunidade de trabalhar aos filhos, deixando o seu “legado” no seio da família. A mãe empresária abre uma loja para um de seus filhos, que possui veia de empreendedor para desenvolve-lo no mercado. Os filhos e os pais decidem abrir um negócio em conjunto, unindo a experiência de um e o pensamento jovem do outro.
Quem nunca ouviu uma história parecida antes? Abrir um negócio de família é uma das opções mais procuradas por PMEs, seja por falta de orçamento ou estratégia. No entanto, quando o ambiente profissional é misturado com o familiar, muita coisa pode dar errado por falta de maturidade (ou experiência) de qualquer uma das partes.
Com disciplina e organização, uma empresa familiar pode ser muito bem sucedida e aproveitar os laços entre os funcionários para alavancar a organização para o sucesso. Aqui estão algumas dicas para seguir esse caminho.
1 – Não misturar o caixa pessoal com o caixa profissional. Nunca.
2 – Implementar um sistema de gestão rigorosa, com um bom controle de entrada, saída e estoque.
3 – Não tomar decisões apenas com base nos membros da família.
4 – Estudem, se atualizem e façam cursos, sempre que possível . Preferencialmente separadamente.
5 – Coloque, desde o início, as obrigações de cada um. Não permita que as responsabilidades se cruzem constantemente ou que suposições venham em forma de conselhos no dia a dia.
6 – Estabeleça, desde o início, que é o sócio majoritário e como será o fluxo de tomada de decisão.
7 – Defina claramente como será a divisão de lucro, especialmente se o valor do investimento inicial for compartilhado.
8 – Invista todo o lucro inicial em melhorias para o próprio negócio.
9 – No ambiente corporativo, prefira tratar parentes pelo nome. Deixe o grau de parentesco (pai, mãe , tio, sobrinha, etc.) para momentos informais.
10 – Em momentos de crise ou de mudança organizacional, considerar a contratação de uma assessoria empresarial para consultoria.
Embora conhecidas , certas técnicas não são seguidas. Se pequenos e médios empresários têm essa divisão em mente , as chances de crescer e aumentar a credibilidade do seu negócio se multiplicam . E, consequentemente, suas oportunidades de sucesso. Fica a dica.