Seja você um vendedor profissional ou não, no seu dia a dia está vendendo uma imagem ou idéia mesmo sem perceber. Isto demonstra que essa é uma habilidade presente em cada ser humano.
Em ambos, não há pressão, metas, objetivos, dificuldades e muitas conquistas Você precisa ter flexibilidade, garra, criatividade, persistência, técnica, comunicação, negociação… Tudo isso está o tempo todo na frente de nós, e aqueles que não sabem como lidar com essas situações, fica vendido.
Mas se todo mundo pode ser um profissional, como se destacar?
É impossível sugerir algo que não sabemos a fundo, que não aprovamos para ter como o nosso ou, até mesmo pensar em comprar, assim como é impossível oferecer algo a um estranho.
Ou seja, hoje em dia, um bom discurso e uma boa aparência não são mais suficientes para convencer o comprador. O profissional de vendas precisa conhecer o produto, o serviço e as necessidades reais do cliente.
Selecionamos para você 10 dicas para tornar a sua comunicação mais eficaz:
1- Tenha sempre um objetivo em mente;
2- Tente conhecer a pessoa antes de adivinhar as suas necessidades;
3- Fazer perguntas para identificar o problema do consumidor;
4- Sempre que possível para atender use os benefícios que ela vai ter;
5- Ouvir o que o cliente está dizendo e pedir feedback antes de passar para o próximo ponto;
6- Fazer perguntas e mostrar interesse;
7- Antes de concluir a venda, fazer um pequeno resumo e confirmar que não há problemas de circulação;
8- Transmitir o sentido de urgência e de serviço de prioridade;
9- Pegue os parabéns pela sua nova aquisição e obrigado pela confiança;
10- Lembre-se, a chave é ouvir mais, falar menos!