10 Erros que um Líder Deve Evitar

Badleader 730x411 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

De acordo com uma pesquisa da consultoria de negócios, que conversou com os 840 executivos, 87% dos consultados dizem que as empresas não têm líderes suficientes para lidar com os desafios atuais e futuros. Em 2012, a pesquisa também mostra que o índice da falta de liderança está cada vez pior: em 2009, o indicador estava em 63% dos executivos, um número que subiu para 71% no ano passado.

Para o Diretor Corporativo de Recursos Humanos consultoria Arezza, Arare Patusca, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar um grupo de forma ética e positiva. “É fundamental que o ‘cabeça’ levante todos a contribuir voluntariamente e com entusiasmo, a fim de alcançar os objetivos tanto da equipe e da organização”, diz ele.

Portanto, é essencial estar alinhados e monitorar as metas de sua equipe e da organização. Além disso, evitar erros comuns como confundir liderança e gestão também é importante porque, certas ações, às vezes, pode “colocar tudo a perder”, explica Patusca. Abaixo, você pode ver uma lista feita por especialista, com dez atitudes comuns que devem ser evitadas no ambiente corporativo.

1) Evitar o vínculo com as pessoas – não se preocupar com o lado humano das pessoas é a principal falha de um líder. Você precisa criar laços com os profissionais para compreender o que os motiva. Este é um trabalho que deve ser feito o tempo todo.

2) Confundir liderança com gerência – é essencial para envolver todos os funcionários, a fim de alcançar o resultado desejado através da aplicação de motivação, incentivo, apoio e acompanhamento. O gerente, que é a responsabilidade específica de alocar, administrar e cobrar resultados nas atividades da empresa.

3) Não ser acessível – engana-se único que acha certa estadia isolado em uma sala apenas delegar as atividades, sem ouvir o que a equipe tem a dizer. Para atingir os objetivos, é necessário ter diversos canais de comunicação, a fim de auxiliar todas as suas tarefas.

4) Ocultar o desempenho de seus subordinados ofuscando a eficácia – o profissional se destaca por uma tarefa ou propõe uma solução, mas apenas não ter o reconhecimento pelo seu mérito. Isso demonstra a insegurança do líder quando se trata de sucesso de outra pessoa. Na verdade, deveria ser ao contrário, já que o bom desempenho da equipe se reflete no trabalho realizado pela ‘cabeça’.

5) Não entender a questão “emoção” – o desenvolvedor é um ser humano que está sujeito a ter problemas. A frio, o líder que não entende esse lado, está fadado ao fracasso. Você tem que colocar-se na situação da pessoa para encontrar juntos a melhor solução.

6) não motivar ou inspirar ou fazer de forma errada – nada de bom o coordenador da equipe passar uma imagem nada condizente com a função. Na verdade, o líder deve ser um exemplo para inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

7) não ter a percepção do momento em que deve haver mudanças – no que é comum ter resistência quando há uma mudança, seja estratégica, terapia comportamental ou atitude. Neste caso, cabe ao líder incentivar os funcionários a acreditar que as mudanças são essenciais para o crescimento da organização.

8) desencorajar outros e não saber como tirar riscos – Desencorajar a equipe é sinônimo de quem não quer jogar para ganhar. O bom líder é aquele que incentiva seus funcionários a sair da zona de conforto para que, juntos, alcançar os objetivos que você quer, mesmo que isso envolve assumir alguns riscos. O “Santo Graal” é medir e pesar esses riscos, transformando-as em diferenciais para o sucesso.

9) Promover conflito ou não saber como lidar com eles – provocando a discórdia na equipe significa que não vai ser batendo em torno de um objetivo comum. Neste caso, cabe ao líder o papel de resolver os conflitos, desenvolvendo vencedores profissionais e proporcionando um ambiente de trabalho tranqüilo e harmonioso.

10) Ser omisso no desenvolvimento do colaborador – não priorizar as necessidades dos liderados como um ser humano, não observando suas habilidades. É preciso entender que estimular a formação de profissionais é essencial para alcançar os resultados. Quando um líder tem esta percepção, lapidar abre caminho para novos talentos e conquistar novos espaços.

 

As pontas acima são importantes para conduzir uma equipa de sucesso, no entanto, é necessário adaptá-las de acordo com as necessidades do ambiente empresarial. “O líder precisa ser humilde, observar, ser fiel a si mesmo, identificar seus limites e com a ética, a superá-los. Chumbo não é apenas gerenciar, é quase um estado de espírito, é ser partícipe, transferidor. Liderança é a capacidade de entender e ser compreendido”, diz Patusca.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Basicamente, o valor agregado é quando ele reconhece um valor…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat