Ela é madura , simples, equilibrada, bonita, moderna e e se tratada adequadamente, nunca vai te trair. Leitor, este não é um tributo à mulher que você ama. Quero, neste espaço, aproveitar o ano de 2013, eleito como o ano da Contabilidade no Brasil, para honrar a área, que é o pilar, a base, o espelho e o farol de cada gestor, especialmente os gestores financeiros das PMEs.
Madura, ela surgiu na Itália há mais de seis séculos e tem sido aperfeiçoado por profissionais, estudiosos e pesquisadores. Cresceu e amadureceu junto com nosso sistema econômico em uma relação simbiótica, a ponto de hoje ser difícil conceber o mercado de capitais e nosso sistema econômico sem a Contabilidade.
Simples, porque o seu marco inicial coincide com o surgimento de um dos maiores métodos da área, criado na Itália renascentista. O matemático Luca Pacioli, publicou em 1494, a “Summa de Arithmetica”, um compêndio de 600 páginas que, no final do primeiro volume, trouxe uma seção intitulada “Particularidades dos Reconhecimentos e Escritos”, onde o método simples da “partidas dobradas” foi introduzido. Através dele, todos os eventos econômicos de uma empresa devem ser registrados no patrimônio da entidade como um crédito e um débito no mesmo valor.
Equilibrada, suas declarações, princípios e métodos, aplicados com cuidado e integridade, refletem a posição do patrimônio e da criação de valor para uma organização.
Bonita, como todas as ciências derivadas da matemática, sua lógica desafia e conforta. Ao representar os eventos econômicos com base na intenção dos agentes, ela suaviza a dureza das figuras e coloca a alma e o cérebro do Contador/Gerente na avaliação dos valores.
Moderna, embora ela permaneça jovem e útil. O Frei Luca Pacioli ao defender o uso do método criado por ele, escreveu em relação aos comerciantes do renascentismo que “seria impossível para eles para conduzir seus negócios sem descanso, e suas cabeças estariam sempre confusas, sem a aplicação do método”. Ontem e hoje, em tempos de “Big Data”, parece que o excesso de dados e os dados da transação só é domada pela contabilidade e seu método.
Fiel, se bem aplicada e utilizada apenas para descrever os eventos econômicos reais, ela não vai omitir ou deturpar os valores ou a situação econômica da empresa avaliada.
Da mesma forma que não se diz assassinato “bélico”, não existem escândalos ou fraudes “contábeis”. O que existesão mortes cometidas por seres humanos com o uso de uma faca, por exemplo. Bem como a faca , que foi criado para ser útil ao homem, também mata , o mesmo ocorre com a fraude nos negócios. Estes são praticados por pessoas que usaram seu método de contabilidade para enganar ou omitir informações, bem diferente do propósito para o qual foi criado, que é a de refletir a situação econômica de uma entidade ou evento , apoiando as melhores decisões econômicas.
Portanto, o empreendedor deve ter orgulho do seu planejador financeiro que valoriza a profissão . A contabilidade é um dos pilares de uma gestão empresarial e merece o seu devido reconhecimento . Em Contabilidade brasileira deste ano, parabéns a todos os contabilistas e empresários das PMEs que investem em práticas de gestão legais e sustentáveis .