4 Dicas para se posicionar melhor no seu Mercado

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 4 Dicas para se posicionar melhor no seu Mercado

Se você é uma empresa que possui o seu produto e/ou serviço já estabelecidos ou pretende modificar algo dentro do core da sua empresa, com toda certeza, você deve pensar, planejar e EXECUTAR estratégias de posicionamento de mercado.

Você pode estar se perguntando, mas: “Por que devo ter um posicionamento?” “Como eu começo?”  “Afinal, o que devo fazer?”

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Posicionar-se no mercado NÃO se trata de anunciar seu produto e/ou serviço apenas, mas sim, sobre o que a sua marca enquanto empresa transmite para o seu público e como isso os leva a, então, consumir o seu produto e serviço.

Tudo muda, o tempo inteiro, desde as estratégias, às modas das passarelas e novelas, e com os seus consumidores, não seria diferente. Independente do que influencia o que, sabemos de uma coisa: quem fica focado no mercado como um todo e não na sua persona(persona é a exemplificação da pessoa ideal ao produto que você oferece, em outras palavras: quando você pensa em alguém perfeito consumindo seu produto e visualiza todas as suas atribuições, emprego, idade, desejos, medos, etc.) fica obsoleto e perde o seu espaço.

Portanto, o objetivo hoje é simples: vou lhe ensinar a executar e conferir as suas estratégias em 04 etapas!

  • 1ª Etapa: Defina seu nicho de mercado

Essa é a hora da ESCOLHA, a hora em que ao dizermos, por exemplo, que como cabeleireiro, eu quero atender homens, jovens adultos, que trabalham e/ou residem em uma região mais central da minha cidade e que prezem por um ambiente descontraído e de relaxamento, tenho de ter ciência de que deixo de atender todos os demais que não atendem à essas características.

E não há problema algum nisso!

Devemos fazer isso para que tenhamos clareza de quem é o nosso público, de quais são as suas objeções e como podemos ser precisos na conquista desse cliente (falaremos mais sobre isso na 3ª etapa).

Definimos o nosso nicho baseando-se em quais são os diferencias que desejo ter, tendo em mente o que irei apresentar de inovador e/ou que será melhor que os meus concorrentes que é diretamente relacionado à o que eu QUERO e IREI ser conhecido.

  • 2ª Etapa: Pesquisa, pesquisa e pesquisa!

Ter e querer ter um posicionamento são coisas completamente diferentes.

Na etapa anterior, definimos qual o nicho que desejamos trabalhar, no entanto, definir esse nicho de mercado não é o suficiente. Devemos ver o que funciona e o que não funciona com esse público dentro do seu mercado, ver quais são as formas e os trajetos que devemos ter para que consigamos atrair a nossa persona.

E para fazermos isso, temos algumas formas, mas tudo se resume nessa etapa à pesquisa!

A realização de grupos focais, entrevistas aprofundadas são formas de obter essas informações. Grupos Focais: basicamente, é o agrupamento de perfis diferentes de pessoas em um mesmo ambiente, aonde guiados por um orientador que fará algumas perguntas-chaves será possível identificar as objeções, os diferenciais, as reações frente às interações com diferentes perspectivas, a propensão à mudança e a Entrevista Aprofundada lhe fornece informações mais específicas de quem poderia ser a sua persona, de fato.

  • 3ª Etapa: Definindo canais e alinhando com o propósito

A etapa de pesquisa serviu para lhe dar insumos acerca de como é a sua persona, quais são as suas perspectivas, como ela se comporta e PRINCIPALMENTE como você conseguirá atingi-la com as suas estratégias de marketing.

Definir as estratégias que serão utilizadas é fundamental, mas, grande parte das pessoas erram é que não há propósito nas suas divulgações.

O propósito da sua empresa deve estar traduzido em tudo o que fizer para captar seus clientes. O pai do Marketing, Kotler, afirma que na atualidade as pessoas consumem o seu produto, porque há um alinhamento do seu propósito com o problema que elas possuem. Elas se sentem representadas, compreendidas e, o mais importante, relevantes para você.

Uma pesquisa realizada pela Salesforce mostrou que 80% dos entrevistados, no Brasil, afirmam que a experiência é tão importante quanto o produto e serviço ofertados, dessa forma, em toda o seu processo – desde a captação ao fechamento – a experiência é DETERMINANTE.

  • 4ª Etapa: Foco no seu público!

As empresas que focam no mercado, perdem as mudanças que a sua persona vivência e, por consequência, perdem o seus consumidores.

Com novas tecnologias, surgem novas demandas, novas preferências e se você não está dentro desse mercado, você sofre as influencias dele, seja dentro do próprio, ou no público-alvo, portanto, é essencial acompanhar e QUESTIONAR, VALIDAR por meio de dados se as suas estratégias estão dando resultado.

Erramos? Mudamos! E assim seguimos! Não há problema em errar, o problema segue em permanecermos não tendo identidade, não prospectando pessoas alinhadas com o seu objetivo e não vermos crescimento do nosso faturamento!

 – Por Gabriel Gandra

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