O dia-a-dia das empresas tornou-se um cenário cada vez mais comum entre os brasileiros, principalmente nas grandes cidades. Este é um dos maiores desafios dos novos líderes: como aperfeiçoar o tempo dos funcionários, sem esgotar o restante para proporcionar uma boa qualidade de vida para toda a equipe?
Vários fatores contribuem para o cenário atual. O ritmo acelerado das mudanças, o fluxo de dados e informações, a pressão do mercado para produzir mais com menos custo e tempo possível, reforçarem a necessidade de gestão compartilhada e tempo produtivo para assegurar a rentabilidade, bons empregos e estável, com qualidade de vida”.
Além de perder o foco, a equipe pode perder um tempo precioso para refazer o trabalho proposto e consumir mais do fluxo de caixa, exigindo horas extras em uma tentativa de recuperar o tempo perdido.
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Quais são os erros mais comuns entre as equipes?
– Quem realmente quer nada faz: Falta de foco faz com que o desenvolvimento de recolher múltiplas obrigações, ao mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;
– Falta de concentração nas tarefas em execução – O colaborador leva para a empresa os problemas pessoais que interferem com a qualidade do trabalho, bem como conversas paralelas que fazem o resultado reduzir;
– Refém de ferramentas tecnológicas – As pessoas se conectado ao telefone e uso de e-mail de forma errada (checam a caixa de email o tempo todo).
– Ausência de planejamento – Não saber se planejar e causa confusão e falhas no estabelecimento de prioridades;
– Procrastinação – O famoso “jeitinho brasileiro” de deixar tudo o que pode ser feito hoje para amanha;
– Acomodação gera Desmotivação – Muitos colaboradores não procuram fazer um trabalho, criando um ciclo vicioso para a cama e desmotivação;
No entanto, todos esses problemas não devem ser percebidos como a culpa exclusiva do empregado, o gerente não pode agir como carrasco 100% do tempo e ficar preocupado com o trabalho reduzir. “Nenhum profissional é de 100% do seu tempo, temos que cada vez mais se envolver no famoso lazer criativo”. Sabe aquele pouco tempo que tem para atualizar as idéias entre o café com os colegas do Departamento?
Comece a dividir as atividades em um tempo quadrante onde cada atividade é dividida em: Crises (importante e urgente), Emergência (urgente, mas não importante), planejamento (importante, mas não urgente) e rotina (não importantes e não urgentes).
Além disso, é importante que o diretor da equipe separe o que é uma prioridade. Veja dicas para um desenvolvedor para aperfeiçoar seu tempo:
– Estabelecer prioridades;
– Disciplinar reuniões;
– Disciplinar horário para conversas;
– Estabelecer um código de conduta telefônica para as redes;
– Classifique ativas que são importantes e urgentes;
– Evitar a acumular funções que não sejam suas.
“Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos”. Dessa forma, tanto funcionários quanto empresa ganha com produtividade, qualidade de vida e retenção da equipe.
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