Muitos empreendedores precisam lidar com as finanças e na maioria das vezes não têm conhecimento suficiente para analisar corretamente o balanço diário ou mensal da empresa. Esta situação nos deixa a seguinte pergunta: como essa lacuna pode impactar no negócio?
A empresa é como um corpo humano, precisa ter todos os seus órgãos ou departamentos trabalha corretamente ao mesmo tempo, de forma que o corpo tenha um bom desempenho. “Em uma empresa, de que adianta se você tem uma enorme capacidade de vender e comercializar se não tem capital de giro para comprar matérias-primas para produzir e transformar em produto acabado e então obter a venda?”.
Por isso, mesmo se os empresários não possuem conhecimento administrativo adequado, é importante que o empresário procure suprir essa necessidade. Esta é a importância de ter um profissional de apoio que representam empresas em seus processos diários.
Há muito tempo esses profissionais que na sua maioria são empresas prestadoras de serviços para as PME, foram relegados apenas a uma função simples de impostos e obrigações fiscais cumpridores, com um desempenho muito semelhante ao despachante. No entanto, o mundo mudou e precisamos que os empresários também possa se adaptar às novas necessidades do mercado.
“Hoje, para ser competitivo e ter um diferencial, o empreendedor tem que ter um modelo de gestão rápida e eficiente de negócios com indicadores de acompanhamento em tempo real, margens de contribuição de conhecimento e de rentabilidade por parte das empresas, produtos, clientes, giro de estoque, produtividade, entre outro… Isso só é possível com um sistema de gestão integrada, sendo informatizado ou não, e essa integração, só acontece com a inclusão do contador no processo e nas rotinas da empresa”.
Além de verificar o fluxo de caixa, o profissional contábil vai participar na definição de melhores preços, ajudar a definir uma margem de lucro, para analisar os ativos da empresa e dívidas, compra e venda de logística de estoque e outros processos que envolvem encargos, custos e empresa aquisições.
“Em breve, o contador é muito mais do que um simples apontador que fornece ferramentas de apoio à tomada de decisão e de gestão de sua empresa”.
Empreendedor, você sabe como andam as finanças da sua empresa?