A RFB Usará a Nova Escrituração Fiscal Digital-EFD Para Realizar Cruzamento de Informações

Escrituracao Contabil Digital Ecd Sao Vicente Contabilidade - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins (EFD-PIS/Cofins), instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.052/10, passa a denominar-se Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita (EFD-Contribuições), devendo ser entregue pelos contribuintes da:
– Contribuição para o PIS/Pasep;
– Cofins; e
– Contribuição Previdenciária incidente sobre a Receita de que tratam os arts. 7º a 9º da Lei nº 12.546/11.

Estão Obrigados à sua entrega:

– Referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012, as pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real;

– Referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho de 2012, as pessoas jurídicas tributadas pleo Lucro Presumido ou Arbitrado;

– Referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2013, as entidades financeiras e equiparadas;

– Contribuição Previdenciária sobre a Receita, referente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de março de 2012, as pessoas jurídicas de Tecnologia da Informação (TI), de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Call Center;

– Contribuição Previdenciária sobre a Receita, referente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2012, as pessoas jurídicas que desenvolvam as atividades de TI e TIC em conjunto com outras atividades.

Hipóteses de Dispensa

Estão dispensados de apresentação da EFD-Contribuições, dentre outros (art. 5º da IN RFB nº 1.252/12):

– as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) enquadradas no Simples Nacional;

– as pessoas jurídicas imunes e isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), cuja soma dos valores mensais das contribuições apuradas, objeto de escrituração, seja igual ou inferior a R$ 10 mil;

– as pessoas jurídicas inativas;

– os condomínios edilícios;

– os consórcios e grupos de sociedades, constituídos na forma dos arts. 265, 278 e 279 da Lei nº 6.404/76;

– os serviços notariais e registrais (cartórios);

– as incorporações imobiliárias sujeitas ao pagamento unificado de tributos (RET ou Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV), recaindo a obrigatoriedade da apresentação da EFD-Contribuições à pessoa jurídica incorporadora, em relação a cada incorporação submetida ao regime especial de tributação.

Prazo de Entrega

A EFD-Contribuições será transmitida mensalmente ao Sped até as 23h59min59s do décimo dia útil do segundo mês subsequente ao que se refira à escrituração, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial.

A não apresentação da EFD-Contribuições no prazo fixado no art. 7º acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Segundo o artigo 1.634 do Código Civil, compete aos pais,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat