Para muitos empresários, abrir sua própria empresa significa levar uma vida com mais liberdade, satisfação pessoal, e, principalmente, estabilidade financeira. No entanto, uma questão preocupa quem lida com a pressão de ser um empreendedor e procura o sucesso: a ansiedade. Você sabe a melhor maneira de lidar com a ansiedade?
Segue algumas dicas importantes que vão ajudar a lidar com a ansiedade para não deixá-la tomar conta do empreendedor em um momento decisivo:
Organização: Mantenha sua agenda organizada com horários e compromissos. Liste todas as tarefas do dia e gerencie o seu tempo para resolver cada uma. Dessa forma você verá que não tem tantas coisas pra fazer como imaginava.
Coloque a Saúde em primeiro lugar: Ansiedade e Depressão estão diretamente ligadas com fatores corriqueiros que muitos empreendedores costumam fazer, como dormir pouco, comer alimentos não saudáveis, passam muito tempo sem se alimentar, ou quando se alimentam, são em horários nada convencionais, sedentarismo e ingerir muita cafeína.
Portanto, o empresário deve procurar ter uma rotina saudável e regrada, aliada a exercícios físicos, para ser uma pessoa mais calma.
Não saia da trilha: Dúvidas, Medos e Indagações fazem parte da vida do empresário. São esses fatores que ajudam a ponderar atitudes e encorajar outras. Mas é necessário deixar bem claro que não é errado sentir um pouco de ansiedade, o errado é não tratá-la de corretamente. Pare, reflita e jamais se esqueça do caminho que escolheu e que ninguém mais conhece seu empreendimento a fundo como você.
Faça a trilha sonora da sua vida: não é besteira, segundo estudo recente divulgado pela Universidade de Miami (EUA), a música tem realmente o poder de acalmar. Crie uma trilha sonora a seu gosto e reserve um tempo para relaxar e ouvir, pode também escutar até mesmo enquanto trabalha. Quando o nível de estresse está alto, é mais fácil tomar decisões precipitadas. A música pode ajudar a melhorar o seu humor, tornando- o positivo e com uma visão melhor para analisar as opções ponderadamente.
Além disso, entre uma tarefa e outra tire uns dez minutos para levantar, tomar uma água, conversar um pouco com alguém e depois voltar ao trabalho. Isso vai ajudá-lo a relaxar um pouco antes de iniciar as tarefas. Assim, terá mais facilidade para manter o foco.
É Fato que o risco de fracassar existe. Mas é importante que o empreendedor mantenha a calma e discernimento para julgar o tamanho real de cada risco. Pensando dessa forma é possível enxergar o cenário exatamente como ele é e se preparar para o que pode ou não vir.
E Você, já decidiu alguma vez impulsivamente em um momento de ansiedade e depois se arrependeu?
Essas dicas podem ser úteis para você!