O principal índice da Bovespa terminou segunda-feira em queda, com baixo volume de negócios e realização de parte dos lucros obtidos na semana passada em uma semana curta marcado pelo jogo Brasil na terça-feira e feriado em São Paulo na quarta-feira.
O Ibovespa.BVSP fechou em queda de 0,47 por cento, 53.801 pontos, com volume de 3,9 bilhões de reais, depois de ajustes finais, em comparação com média diária deste ano, de cerca de 5,5 bilhões de dólares. Na semana passada, o Ibovespa acumulou alta de 1,7 por cento, quando ele foi influenciado por dados fortes de emprego nos Estados Unidos.
“O que está acontecendo é a falta de perspectiva de curto prazo. Liquidez é muito baixa, média e negociação amanhã quarta-feira é um feriado, o que anima muito”, disse Luiz Roberto Monteiro, operador de mesa da corretora institucional Renascença. “Só aumenta Mercado atualmente em função de pesquisa eleitoral”, acrescentou.
Na segunda-feira, o índice foi pressionado pelas ações da Vale (VALE5.SA: citações) e Petrobras (PETR4.SA: citações). O no sábado um comunicado afirmando que a possível interrupção dos contratos em vigor com a SBM Offshore (SBMO.AS: aspas) emitido pelo Estado. Poderia ter um impacto de 15 bilhões de dólares em lucros líquidos durante o período 2014-2018 [ID: nL2N0PI06M]
Também pesou bebidas Ambev papéis da empresa (ABEV3.SA: aspas) e Bradesco (BBDC4.SA: aspas).
As projeções agravamento da pesquisa Focus do Banco Central para o crescimento do produto interno bruto (PIB) do país este ano, não fez muita diferença no mercado.
Os investidores estão aguardando a liberação de minutos do Fomc (Federal Open Market Committee dos Estados Unidos) na próxima quarta e no início da temporada de resultados das empresas trimestralmente a partir da próxima semana.
“É difícil para ditar mercado agora qualquer tendência ou assumir riscos excessivos. O mercado continuará indicadores de acompanhamento por aí, à espera de ser a temporada de balanços e os minutos de FOMC”, disse Ricardo Zeno, sócio e diretor da corretora AZ Investimentos.
“O mercado continua e lateralizado com o volume abaixo da média. Após o fim da Copa do Mundo, pode ser que o mercado aquecer um pouco mais”, acrescentou Zeno.
Na terça-feira, a Bovespa fechará às 02h30min, só voltando a reabrir na quinta-feira, após o feriado de 9 de Julho, na quarta-feira em São Paulo.