Entenda os tipos de certidão negativa e como obter aquelas que são importantes para a sua empresa.
Saiba gerenciar certidões negativas em sua empresa de forma eficaz. Confira nosso artigo!
Gerenciar certidões negativas do jeito certo torna o processo simples e eficaz para o departamento fiscal da sua empresa.
Se você deseja entender mais sobre o assunto, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos te explicar como gerir certidões negativas para sua empresa de uma forma prática e simples.
Prossiga na leitura!
Entenda o que é a certidão negativa
Ela é um documento importante para atestar que uma empresa está em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Para obtê-la é importante procurar os diferentes órgãos, de acordo com o tipo que você precisa.
Podendo incluir nesse atestado quaisquer dívidas relacionadas ao setor tributário, trabalhista, cível, fiscal, entre outros.
A partir desse documento, a empresa poderá comprovar sua regularidade conforme as exigências legais para os mais variados fins.
É importante ter o acompanhamento de um profissional contábil para que o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais estejam em dia, possibilitando a retirada da certidão negativa de débitos.
Conheça as principais categorias de certidões negativas
Cada certidão é usada com uma finalidade, sendo assim, cada órgão pode atestar a inexistência de débitos por diferentes fins. Confira abaixo as principais categorias:
- Certidão negativa de débitos tributários: é a certidão que atesta se o contribuinte deve impostos federais ou não. Podendo ser obtida no site da Receita Federal;
- Certidão negativa de débitos tributários estaduais: atesta a regularidade da situação tributária municipal e estadual;
- Certidão negativa de justiça do trabalho: atesta a regularidade da empresa referente a processos trabalhistas;
- Certidão negativa do FGTS: atesta que a empresa não possui pendências referente ao recolhimento do fundo de garantia dos trabalhadores;
- Certidão negativa Tributos Imobiliários: atesta que tributos como IPTU e a taxa de coleta de lixo, que se referem aos imóveis foram recolhidos;
- Certidão negativa de execuções fiscais: atesta a ausência de dívidas tributárias, podendo ser emitida no período de 10 anos ou mais;
- Certidão negativa de falência e concordata: atesta a ausência de solicitação de inabilidade financeira.
Descubra agora como gerir as certidões negativas em sua empresa
Como pudemos ver, são vários os tipos de certidões negativas que precisam ser gerenciadas.
Para garantir uma gestão eficiente das mesmas, o segredo é investir em tecnologia. Hoje existem soluções automatizadas que conseguem otimizar esse processo para você.
A finalidade desses programas é agilizar aquelas atividades que são rotineiras e acontecem repetitivamente, excluindo assim a necessidade da intervenção humana.
O que pode trazer diversos benefícios, como otimização de processos diminuindo o tempo gasto com os mesmos, redução de custos, mais eficiência nos processos, etc.
Conte com a ajuda especializada da Vertice Contadores
Para realizar o gerenciamento das certidões negativas de forma correta e eficaz, é indispensável o suporte de um profissional especializado em contabilidade.
Conte com a nossa ajuda, sua empresa estará bem cuidada ao contratar os serviços da Vertice Contadores.
Estamos no mercado há 29 anos, oferecendo eficiência e profissionalismo para a contabilidade do seu negócio.
Conheça nossas soluções e serviços disponíveis para a sua empresa. Clique no botão do WhatsApp no canto inferior da nossa página. Teremos prazer em entender você.
Gerenciar certidões negativas em sua empresa de forma eficaz