O que é certificação digital?
A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, economizar dinheiro evitando processos burocráticos, entre outros. No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados por fraudadores, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. A certificação digital é capaz de atender à essa necessidade. A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.
Certificado digital pode gerar economia de energia
Impulsionadas pelo Conectividade Social, um grande número de empresas no Brasil passaram a ter contato com o certificado digital e alguns de seus benefícios.
As companhias que utilizam a certificação há tempos já puderam notar ganhos emagilidade e economia. Mas os benefícios não são apenas para as empresas. Numa época que a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente estão em pauta em todos os conselhos de administração das empresas (além da fiscalização da constante da população), o certificado digital faz diminuir, e muito, os impactos ao meio ambiente.
“A certificação digital pode ser sentida no bolso dos empresários e as economias podem chegar a milhões. Com o crescimento do número de empresas, façamos um pequeno exercício: imagine o consumo de itens como papéis, toners e impressão em todos os documentos que são gerados? Lembrem-se que no Brasil hoje, temos 6 milhões de pequenas e micro empresas”, afirma Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
E o que não faltam são casos para ilustrar esse fato. Com o uso da certificação digital, a Telefônica eliminou o consumo anual de 2,3 milhões de folhas de papel.
ASul América Saúde deixou de usar 1,1 milhão de folhas e ainda fez o seguinte cálculo: considerando que uma tonelada de papel corresponde a cerca de 50 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil quilowatts de energia, se todo o setor de saúde eliminasse as transações em papel para consultas e exames, seria possível economizar de 25 mil a 30 mil eucaliptos, 51,5 milhões de litros de água e 2,5 milhões de quilowatts de energia.
Fonte: Investimentos e Notícias / Arpnet.biz