Hoje em dia, 35,5 milhões de empregados recebem depósitos mensalmente em contas vinculadas ao FGTS, que conta com ativo de mais de R$ 300 bilhões. Essa movimentação disponibiliza saques de aproximadamente 2,5 milhões empregados por mês, o que exige modernização do sistema e toda a segurança possível, nos termos da Circular nº 566 da CEF.
Todas as empresas que tiverem acima de dez funcionários, terão de utilizar, a partir do próximo dia 30, a certificação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para fazer operações com a Caixa Econômica Federal, via internet, relacionadas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com o repasse de informações à Previdência Social.
A Caixa Econômica Federal notifica que a mudança decorre da necessidade de adaptação do programa de Conectividade Social (CS) às determinações da Medida Provisória 2200/2001, que rege a validade jurídica de documentos eletrônicos, e enfatiza também que o uso da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) da ITI facilita a conectividade e a torna mais confiável.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Vertice pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Conforme os dados da Caixa, mais de 3 milhões de empresas utilizam o Conectividade Social mensalmente para informações relacionadas ao FGTS e à Previdência Social. Aproximadamente 1,6 milhão das empresas já estão registradas pelo padrão ICP-Brasil.
No entanto, é necessário que as empresas mudem para a nova versão do ICP-Brasil, visto que a certificação digital será obrigatória para o recolhimento do FGTS e para o envio de informações sobre FGTS e Previdência Social. O novo mecanismo de segurança permitirá também a consulta de saldos do FGTS, notificar sobre o desligamento de trabalhadores, corrigirem informações, emitir procuração eletrônica e acessar o sistema da Caixa PIS/Empresa, entre outras funcionalidades.
De acordo com Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, empresa especialista no desenvolvimento de soluções de certificação digital, o processo para aquisição do ICP-Brasil é fácil e online. É necessária a presença pessoal apenas para a validação da chave de segurança. Com essa alteração, diz ele, “a empresa ganha na diminuição de tempo e de custos operacionais, além de garantir segurança jurídica das informações que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.
Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:
- Contabilidade Geral;
- BPO Financeiro;
- Contabilidade Consultiva;
- Legalização e Processos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.
Será um prazer conversar com você. Até logo!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!