Classe C Representa a Maioria das PMEs Empresas no Brasil

Inbound Marketing Pequenas E Medias Empresas - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A economia melhorou e eles cresceram como consumidores. Estamos falando da classe C, que ao longo dos últimos anos, ganhou um poder de compra maior e começou a entender e exigir mais do que produtos e serviços que lhes são oferecidos.

Com isso, a combinação de um maior poder de compra para conhecimento do mercado, a classe C virou uma classe para se tornar empreendedores. Isto é o que diz uma pesquisa do SEBRAE, o que indica que mais da metade dos empreendedores brasileiros são da classe C, 55,2% dos empresários. Ao contrário dos países mais ricos, onde o empreendedor é geralmente de maior classe econômica, no Brasil, apenas 37,5% das pequenas empresas são geridas as classes A e b.

Esses e outros fatores impulsionaram a abertura de pequenas empresas pela classe C. “Em busca de independência financeira e de querer ser o seu próprio patrão, muitos querem abrir um negócio. Além do mais, a legislação brasileira facilitou a abertura e fechamento de empresas, reduzindo a burocracia e a tributação dos pequenos”.

Entre 2009 e 2012 o número de pequenos empreendedores matriculados em uma coisa fácil, o sistema simplificado de tributação das micro e pequenas empresas (MPEs). Nos cinco anos do atual sistema, mais de 6,5 milhões de pessoas jurídicas – incluindo 2,5 milhões de empreendedores individuais – juntaram-se. Entre esses empresários, são mecânicos, pasteleiros, cortes de cabelo, manicure, cosméticos e vendedores de roupas e fotógrafos, entre outros. Eles têm o direito de acesso a crédito barato e manter seu negócio totalmente legalizado.

“PME são reconhecidos como a base da economia do nosso país, então nada mais justo do que investir mais e mais em seu fortalecimento, já que menores estão mais em todo o mundo e grande geradora de renda, riqueza e oportunidades de emprego”.

No entanto, conforme indicado pela pesquisa revela que falta um pouco de preparação para esses empresários, ávidos de se tornar dono do seu próprio negócio: cerca de 54% desses empresários ganham o equivalente a até três salários mínimos por mês (US $ 1.866) e 64,7 %, com um volume de negócios total de até US $ 60.000 por ano. E com a renda média mensal de R $ 5.000, com baixas margens de lucro, muitas dessas empresas não têm perspectiva de crescimento, seja de longevidade, com mais risco de fechar mais cedo. Apenas 2% do volume de negócios total de mais de US $ 3,6 milhões por ano, enquanto 24,4% estão na faixa de US $ 60.000 a 360 mil e 8,9%, de R $ 360 milhões e 3,6 milhões.

As principais causas de mortalidade precoce dessas empresas são a falta de planejamento para a abertura do negócio, postura empreendedora subdesenvolvida e influência dos problemas de pessoas envolvidas no projeto. “O que nós recomendamos para minimizar esses problemas é que os empreendedores fazem um bom planejamento e um programa bem antes de abrir um negócio”.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Qualquer área é muito importante dentro da organização de uma…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat