E-commerce Brasileiro Depende dos Pequenos

Expansao Do E Commerce No Brasil Compras2 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para ter sucesso em vendas on-line pode envolver muito mais esforço e fôlego do que muitos empresários pensam. Mesmo com 51 milhões de consumidores ativos, o mercado de e-commerce brasileiro ainda não tem maturidade para atingir o potencial de demanda que começa a surgir com a chegada da classe C nas estatísticas que embasam o setor nos últimos dois anos.

No entanto, para alguns especialistas, o crescimento exponencial depende da extensão da pequena empresa apostando em atividade para aumentar as vendas e, acima de tudo, o relacionamento com os clientes. Isso é o que diz o administrador de empresas e diretor executivo da E -commerce Brasil, Viviane Vilela, que esteve em Porto Alegre durante o seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo Sebrae.

Para Viviane, as pequenas empresas devem considerar o lucro como um tipo de alimento. No entanto, para apoiar a competição contra os grandes jogadores, o capital de giro deve ser tratado como oxigênio. Neste sentido, ela acredita que a admissão da Amazon no mercado interno servirá como um divisor de águas.”Nos Estados Unidos, a Amazon recebe e paga os fornecedores, com 120 dias de prazo. Então, se há algo que a Amazon tem de sobra é o capital de giro. Aqui é comum o parcelamento, e eles não se preocupam com isso, mas entendem como ninguém do relacionamento com os consumidores”, diz.

Em 2012, a empresa foi responsável pela absorção de 5% de 1 trilhão de dólares negociados ao redor do mundo no varejo online. Com uma média de 150 mil visitas por hora, a empresa mantém mais de 7% da população americana no consumo recorrente (a cada 60 dias) – o que garante uma receita de 835 milhões de dólares americanos em links patrocinados para outras marcas.

No Brasil, por outro lado, a B2W ( resultado da fusão entre Americanas.com e Submarino ) registra apenas 35 mil pedidos por dia. A diferença entre os dois mercados, na avaliação de Viviane, significa que há mais a “aprender” do que a “temer” com a presença da gigante norte-americana.

“A aposta da Amazon é em produtos eletrônicos, motivados por uma questão fiscal. O Brasil tem uma lei louca, e nossa infraestrutura é ruim. A ideia é entender essa coisa chamada  Brasil para, no futuro, ingressar com o produto físico. Isso não é algo que ameaça. É uma oportunidade de aprendizado”, argumenta.

Viviane lembra que a edição brasileira da Black Friday (sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos ) superou o dia das mães e dia dos Namorados como a principal data do varejo. No entanto, o dia foi conhecido por aqui como “Black Fraude” por causa de uma série de queixas de consumidores que geraram, inclusive, ações dos Procons junto ao Ministério Público em alguns estados.

O fato, de acordo com a executiva, demonstra o despreparo dos empregadores para trabalhar no varejo online. Para as pequenas empresas, a lição principal é tirar proveito desse tipo de evento para capturar uma base de consumidores em potencial, porque no Brasil o índice de cliques que se convertem em compras efetivas on-line é de apenas 2%%.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Outros dois temas tornaram-se parte do programa de Educação a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat