Essencial para qualquer organização, independentemente de seu tamanho e estrutura, a implantação de uma gestão empresarial deve sempre ser baseada em princípios de organização e integração de toda a equipe para alcançar metas e objetivos. É necessário o planejamento de ações para evitar complicações futuras e afetar os resultados finais de uma organização.
A gestão de negócios tem a função de coordenar as políticas internas, as ações e estratégias a serem implementadas para o bom funcionamento de todas as áreas de uma empresa, porque assim também gerar lucro e riqueza para os acionistas e funcionários, proporcionando harmonia e demonstrando os objetivos corporativos social.
Esteja atento ao mercado em que a organização opera é também um dos aspectos da gestão empresarial, ela tem o desejo de tornar a empresa competitiva entre seus concorrentes e confiança de seus parceiros. Assim, a definição da gestão empresarial pode ser resumida como um esforço para consolidar ações internas e externas para impulsionar o desenvolvimento da sociedade.
Para aplicar um modelo de gestão empresarial em uma empresa, é necessário considerar todas as circunstâncias que a instituição tem, sempre se baseando em princípios de organização, tendo em conta os seus objetivos, avaliando seu crescimento ordenado e não excluindo suas atividades externas, dando atenção para os investidores.
O ganho que tem vindo a implementar um modelo pré-definido é a agilidade de sua aplicação, no entanto, é essencial estudar a realidade da sociedade, para que não seja aplicado um modelo que não se encaixa em sua operação.
Os funcionários de uma empresa devem ser incluídos na gestão de negócios, especialmente aqueles de alto escalão (gestão e Board), porque se eles participar na gestão e compreender o objetivo, passar esse conhecimento aos demais empregados dos departamentos, e ajuda no desenvolvimento do Trabalho e da Empresa.
Para expandir o negócio de uma organização já consolidada, é preciso ter uma gestão direcionada para mostrar a transparência na Administração e na divulgação de suas atividades. Além disso, um ambiente consolidado é mais apto a gerenciar e atender às suas necessidades fiscais.
* Adelmo de Oliveira (adelmo@msbrasil.com.br) é diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores, uma das maiores redes de auditoria, consultoria e contabilidade do outsourcing no mundo. (Http://brazil.moorestephens.com).
Fonte: Adelmo de Oliveira, da Moore Stephens