Como Lidar Com o Seu Capital de Giro?

577d7d8c262e4 Noticia Diante Da Crise Empresas Adotam Estrat Gias Para N O Perder O Capital De Giro - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitos empresários enfrentam uma situação complicada quando se trata de uma gestão correta do capital de giro. A Função da nossa memória inflacionária e da elevada taxa de inflação de juros real, a gestão do capital de giro do Brasil se torna ainda mais relevante para a gestão correta das PME.

O capital de giro é o montante investido nos ativos circulantes (caixa, contas a receber e estoque) e capital de giro líquido é o capital de giro é deduzido do valor das contas a pagar (principal componente do passivo circulante). As “contas a pagar”, como resultado do prazo de pagamento dado pelos fornecedores, governo e até mesmo por funcionários é o valor que reduz o investimento necessário para capital de giro.

Para gerenciar suas informações “contas a pagar”, você deve exigir um desconto para pagamento em dinheiro e só depois de obter essa condição de preço é que você deve decidir se a financiar a compra através de seu fornecedor de crédito (também chamado de crédito comercial) ou pagar ainda a vista, usando outra fonte de financiamento disponível, se for possível com um custo menor.

A opção de financiamento vai depender da disponibilidade e do custo das alternativas de crédito. Lembre-se que quando você financia com o fornecedor por um mês a uma taxa de 2% ao mês, por exemplo, você vai pagar ICMS, IPI, PIS / COFINS (+ / -35%) sobre o valor dos bens ($ 100) e cerca de 2% de juros adicionais. Considerando que se você pagar em dinheiro e financiamento com o Banco só vai pagar o IOF (+ / -1,9%) sobre o valor do empréstimo de US $ 100. Você precisa fazer matemática para calcular. Então, vamos lá.

Desconto para pagamentos antecipados use sempre:

Alguns vendedores ainda oferecem condições de crédito em que há um desconto para pagamento dentro de um determinado período e da perda do desconto para pagamento no prazo. Podemos dizer que há um período de crédito gratuito e de um período de crédito caro.

A regra, então, é sempre usar o período de crédito gratuito e só usar o crédito com prazo de pagamento após o custo desse financiamento calcular e comparar com alternativas. Por exemplo, se o seu fornecedor lhe vende um produto a US $ 100 e diz que você tem 2% de desconto para pagamento em 10 dias, e há desconto para pagamento em 30 dias, a taxa de juros que vai cobrar você será:

a) de fato, o preço líquido para pagamento em 10 dias é de R $ 98 (desconto de 2% sobre US $ 100).

b) Se você quer financiar por mais de 20 dias, vai pagar depois US $ 100 = R $ 98 + $ 2.

c) por meio do cálculo do custo de juros anual efetiva, temos:

  • i) 2% de desconto (elevado) 360

(100-desconto%) (dias de faturamente (-.). Período de desconto)

  • ii) 2% = 2,04%  e 98%
  • iii) o financiamento período de 20 dias. Para encontrar o custo anual temos que elevar a isto é 360/2018
  • iv) Por isso, temos taxa efetiva anual = (1 + 0,024) ^ (elevado) 18
  • v) 43,9% ao ano

Agora é só comparar a 43,9% ao ano, desde aqueles mais 2% por 20 dias, com as alternativas de financiamento disponíveis no mercado. Apenas como exemplo, hoje um empréstimo de trabalhar os custos de capital em média 22% ao ano para médias empresas. Fique atento aos juros e descontos oferecidos e prestar muita atenção ao fluxo de caixa para não cometer o erro de gastar mais do que pode.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
A partir de hoje, 03.04.2013, já estão assegurados aos empregados…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat