Passo a passo para montar sua cooperativa de trabalho com êxito e em total conformidade com as leis
Descubra como montar a sua cooperativa de trabalho da maneira adequada
O mundo e as relações humanas têm sofrido diversas transformações nas últimas décadas, e é notório que isso impacta também as atividades econômicas.
A pandemia é um belo exemplo de que nem sempre a pessoa está predestinada a seguir um único caminho profissional, e isso se evidencia com a sociedade tendo que se reinventar para garantir renda e para, assim, seguir em frente com dignidade.
Pois bem, você também pode empreender e seguir com um novo propósito, até no próprio ramo em que atua, só que com uma nova perspectiva…
Hoje a gente vai conversar sobre como montar uma cooperativa, que, apesar de não ser bem uma novidade, é uma opção que pode ser bastante rentável, desde que você saiba o que precisa ser feito.
Sendo assim, amigo empreendedor, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Como montar uma cooperativa com êxito?
Bom, se você ainda não sabe o conceito de cooperativa, a gente faz questão de lhe explicar…
Trata-se de um tipo de organização social entre trabalhadores, sejam da mesma classe ou de classes distintas, com o objetivo de se unirem para atender a determinadas demandas.
Um exemplo clássico de cooperativa de trabalho são as cooperativas de táxi: nesse sistema, é possível determinar um padrão de veículos premium e disponibilizar serviços 24h por meio de um contato específico.
Em outras palavras, pode-se criar uma central de atendimento, e o taxista que faz parte da cooperativa e está mais próximo da região do cliente vai atender às demandas do cliente.
A Uber utiliza a mesma lógica, inclusive.
Mas e quanto ao aspecto do empreendedorismo, como montar uma cooperativa?
Bom, existe uma legislação específica sobre o tema e você pode clicar aqui para ficar por dentro.
No mais, é só seguir este passo a passo:
- Determine a área de atuação;
- Faça um plano de negócios;
- Para formar a cooperativa, é necessário ter – no mínimo – 20 pessoas;
- Cooperativas de bens e de serviços podem ter o mínimo de 7 pessoas (exceção);
- Elabore o estatuto (regras).
- Registre na Junta Comercial da sua região;
- Tenha um bom contador.
Entenda o papel do contador
Saber como montar uma cooperativa é o primeiro passo, mas não podemos deixar de te alertar quanto às especificidades de cada tipo de atividade profissional no que diz respeito a essa modalidade de empreendimento.
Por isso, é sempre bom contar com o apoio de um bom profissional contábil, pois é ele quem garante que cada ação tomada seja assertiva e que esteja de acordo com as leis vigentes – que são amplas e complexas.
Conte com a expertise contábil da Vértice!
Nós, da Vértice, somos uma contabilidade especializada em abertura e legalização de cooperativas. Estamos preparados para cuidar de todos os detalhes iniciais do seu novo negócio.
Com o nosso apoio, você começa com o pé direito e longe de eventuais problemas, de erros e de inconsistências, inerentes a todo novo empreendedor que decide fazer tudo sozinho.
Então, se a sua ideia é ter tranquilidade e segurança para atuar, tendo os bastidores 100% em dia com as leis, não hesite em nos contatar agora mesmo!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA