Recentemente, uma emissora de televisão sofreu um ataque de hackers que se estende para todos os espectadores que os Estados Unidos estavam sob ataque de zumbis. A brincadeira parecia inofensiva, mas ela abriu um debate sobre a segurança dos dados corporativos. É que os dados da empresa é seguro?
PME podem sofrer de perda de dados e com a falsa premissa de que não há recursos disponíveis para quem é pequeno. No entanto, existem diversas ferramentas que podem facilitar a vida do empreendedor com segurança e rapidez.
1 – Criar uma Política de Segurança
Pode parecer autoritária, mas é sempre bom ter regras claras sobre o uso do material. E não só em relação à quantidade de impressões por empregado, mas também sobre quais sites não são permitidos e que software pode ser prejudicial para a empresa. É bom também para incentivar a equipe a alterar suas senhas periodicamente e não espalhá-los por aí.
2 – Sempre Atualizado
Sempre deixe o firewall, antivírus e seu sistema operacional atualizado! A manutenção da segurança também depende de você, por isso não deixe para minimizar os riscos de invasão ou vírus em seu computador.
3 – Faça Backups
Salvar é sempre bom, não é? Ainda mais quando você lida com dados confidenciais e importantes como contabilidade, fiscal e de registro. Lembre-se que os dados de registro de clientes também são considerados confidenciais e não devem ser distribuídos como panfletos de sua empresa. Então, nada de arriscar com bancos de dados corrompidos e comprados em feiras livres. Salve tudo em um lugar seguro e ter cópias em dois ou mais lugares diferentes, a fim de garantir o acesso a esses dados no futuro.
4 – Tenha um Servidor de Dados
Além de ser uma ferramenta ideal para backup de dados, os servidores também permitem gerenciar processos, recursos e dados para tornar o seu dia-a-dia. A sua equipe pode também ficar quieta, porque com a utilização de um servidor, todas as tarefas importantes será seguro em caso de danos no patrimônio como perda de energia, roubo ou defeito nas máquinas.