Você já conheceu uma pessoa carismática? Você sabe que a pessoa que encanta a todos em uma reunião é sempre lembrado por seu carisma ou atitude? Será que este líder, que sempre consegue reunir pessoas com um objetivo comum é um talento ou qualquer um pode se tornar um líder inspirador? Isso Parte de alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a sua postura como líder:
Não force a pose!
Sim, seus pais podem ter lhe ensinou a manter a coluna reta, ombros altos e sempre olhar para cima, mas em vez de mostrar uma boa auto-estima, essa postura pode passar um ar de arrogância que afasta qualquer um. Nada de egoísmo – se seus pais lhe ensinaram a ser o melhor, você não precisa dizer quem é o melhor a cada cinco minutos. Além de ser chato, você passa a imagem de uma pessoa insegura que tem que provar o tempo todo que tem algum valor.
Ouvir mais pessoas e não expressam a sua opinião como se fosse a única verdade no mundo. Tenha cuidado também com o tom de voz, manter o mesmo tom da conversa e nunca subir o tom de repente – pode parecer que você quer gritar suas opiniões.
Nelson Mandela sempre sorria e abaixava a cabeça ligeiramente em conformidade (um sinal claro de respeito em quase todas as culturas). O poder vem pela liderança, não pela autoridade e muito menos pela pose de superioridade.
Aprenda com os outros!
Você já sabe que não precisa mostrar o tempo todo, mas como criar um bom diálogo com as pessoas? Sempre comece a tentar compreender as necessidades dos outros, preste atenção as suas reações e mostrar que você está sempre aberto a novas idéias.
Mantenha o pensamento que você vai estar sempre aprendendo uns com os outros, não importa a situação ou as opiniões dos outros. Além de ser uma boa maneira de expressar a humildade, essa abertura pode trazer boas lições de pessoas que você nunca pensou que poderia aprender algo novo.
Cuidado com o cartão de visita!
Mesmo quando a conversa está fluindo bem, basta apenas alguém puxar o cartão e pronto! O clima muda e o assunto acaba. As pessoas carismáticas sempre focam no que eles podem fazer por si e não por posição.
Nunca enviar o seu cartão sem o pedido de outra pessoa, se não houver interesse, então, provavelmente, a conversa não era tão boa assim. Fique de olho no presente, porque nem todo mundo tem a obrigação de se manter em contato com você. Fazer network é mais trabalhoso do que a distribuição de cartões, é uma questão de formar relacionamentos duradouros.
Com a atitude certa, você pode mudar sua postura e mostrar que é um verdadeiro líder para a inspiração e respeito que as outras pessoas têm para você, e não só por causa da posição que ocupa. Empreendedor, você está disposto a inspirar, em vez de mandar?