Por mais que sejam importantes, as reuniões são motivos de discussões em diversas empresas, e muitas vezes acabam tornando-se improdutivas. De acordo com uma pesquisa, uma empresa com uma média de 30 Colaboradores Executivos que participam de reuniões ineficazes perde cerca de R$ 900 mil por ano. Assim, é necessário preparação ao realizar reuniões de forma direta, inteligente e eficaz.
Para as empresas de médio e pequeno porte é ainda mais importante atentarem a forma que realizam suas reuniões, visto que os recursos são escassos e cada minuto do dia de trabalho é precioso.
As reuniões são necessárias e devem fazer parte da organização da empresa, já que, se usadas corretamente, beneficiam a comunicação, a ligação entre os profissionais, a tomada de decisões para solucionar problemas e, se bem orientada, envolvem pessoas chave no processo, trazendo como a satisfação e o reconhecimento de quem faz parte dela. Porém, a chave para ter uma reunião eficaz e focada é o planejamento. Separar o assunto por tópicos e ir considerando um a um até atingir o objetivo final. “O não planejamento juntamente com a falta de habilidade dos participantes são os principais responsáveis que torna uma reunião improdutiva”, diz uma especialista em Administração.
Apesar de não ser tão comum, faz parte do perfil do colaborador questionar sobre qual será a pauta que será tratada e qual a função dele na reunião. Esse comportamento é uma grande ajuda para seu superior, pois auxilia na análise da participação de quem deve realmente participar de uma reunião ou não.
Além disso é muito importante que a reunião seja conduzida por quem é capaz de focar os assuntos. Uma opção para que não haja o desperdício de tempo são as reuniões conhecidas como stand up meetings, realizadas somente para assuntos mais rápidos e informativos.
Seguindo essas dicas, você não irá perder o foco do encontro e conseguirá tirar melhor proveito de seus colaboradores.