Os dias estão passando e a necessidade de bater a meta cresce a cada dia que passa. Por este motivo, trouxemos 8 dicas para você vender mais, e melhor, com qualidade! Confira tudo o que você precisa fazer para ser um campeão em todos os pontos de venda:
1. Organização. Ter uma empresa sem organização está pedindo para levantar a bandeira do fracasso. Não há sucesso sem organização e acompanhamento.
2. O que já está dando certo com os clientes que já conquistou? Faça isso entrar na cartilha diária!
3. Conheça bem seus produtos e serviços, um bom profissional sabe todas as forças e potenciais e também conhece os pontos fracos.
4. Conheça mais e mais seus clientes. Quando você capta todos os dados do cliente e começa a anotar informações como últimas compras, o que ele ligou pra pedir/esclarecer, até mesmo o perfil do dele nas redes sociais. Todas essas informações em suas mãos, você conhece o cliente numa maior profundidade e começa a criar estratégias que vão de encontro ao que eles precisam.
Personalizar o atendimento é conhecer a fundo o cliente que você tem.
5. Estude seus concorrentes. Conhecer seu produto não basta, você precisa saber o que os seus concorrentes oferecem até mesmo porque o seu potencial cliente vai falar sobre ele e você precisa saber mostrar a vantagem que tem em relação aos outros.
6. Explore o potencial dos clientes não apenas para eles adquirirem seus produtos, mas para ver se os mesmos estão satisfeitos com seu trabalho, e, a partir daí você conseguir arranjar meios (nem que seja por meio de programas de fidelidade/desconto) de fazer com que esses clientes indiquem novos clientes.
7. Seja sempre educado e honesto com seu cliente. Ele vai pensar duas vezes antes de querer ir para concorrência se você é transparente o suficiente com ele e se disponibiliza sempre a ajudar quando ele precisa.
8. Prospecte, prospecte e prospecte. Nem todos os clientes em potencial vão comprar de você. Claro que seria mais cômodo pensar assim, mas todos nós sabemos a realidade.
Faça uma conta, quantos dos clientes que você envia propostas e orçamentos realmente compram de você? Com esses dados em mãos, você consegue ter uma ideia de quantos % compram com você. Aí, defina uma meta: quantas vendas você precisa ‘fechar’? Então prospecte a quantidade suficiente para chegar o resultado. Entendeu? Bom… para ser mais simples, aí vai um exemplo:
De 100 clientes que você enviou orçamento, 30 compraram de você (ou seja, 30% de todos que prospectou). Se sua meta é fazer com que 60 comprem então você precisa prospectar 200!