Saiba como aumentar a margem de lucro da sua empresa
A margem de lucro serve para entender a situação do seu negócio. Com ela, você tem conhecimento sobre a lucratividade da empresa. Neste artigo, você vai entender melhor sobre este tema.
Basicamente, a margem de lucro é o percentual obtido do lucro bruto e da receita bruta.
Dessa forma, seu objetivo é representar a situação da empresa ao ajudar a avaliar a sua saúde financeira.
Vale lembrar que há dois tipos de margem de lucro: a margem de lucro bruta e a líquida.
Continue a leitura e entenda mais sobre isso e muito mais!
Tipos de margem de lucro
Vamos te explicar melhor como funciona a margem de lucro bruta e a líquida.
Na margem de lucro bruta, estão inseridos valores relacionados a tributações, despesas referentes à produção, despesas fixas administrativas, como, por exemplo, aluguel, IPTU, salários dos funcionários, entre outros.
Já na margem de lucro líquida, são descontados todos esses tributos e despesas que foram citados acima.
Vale lembrar que a margem de lucro contribui para a formação de preço do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Ademais, a margem de lucro líquida representa o quanto a sua empresa realmente está lucrando.
Como fazer o cálculo da margem de lucro?
Para fazer o cálculo da margem de lucro da sua empresa em um determinado período, some o faturamento atual e subtraia todos os gastos que foram feitos para realizar os serviços.
Por exemplo:
Receita total: R$20.000
Custos: R$10.000
Lucro: R$20.000 – R$10.000 = R$10.000
Margem de lucro = R$10.000/R$20.000
= 0.5 x 100 = 50%
Ou seja, a margem de lucro é de 50%.
Dicas para definir a margem de lucro ideal
É fundamental estipular a margem de lucro ideal para garantir a lucratividade da sua empresa.
Veja agora mesmo 3 dicas para defini-la corretamente.
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Faça o planejamento dos custos e despesas!
Como os custos e despesas interferem no lucro bruto, é crucial analisar detalhadamente todos os custos e despesas da sua empresa. Dessa forma, vai ajudar a definir a margem de lucro ideal para o seu negócio.
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Analise os preços dos concorrentes!
Ao observar e comparar os preços dos concorrentes, será possível saber se os seus preços estão dentro da média do mercado. Isso vai ajudar a concluir se você deve diminuir ou aumentar os preços.
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Foque na margem de lucro ideal!
Não foque no lucro que a sua empresa tem, pois o mais importante é a lucratividade que ela terá.
Sua empresa deve estar focada em qual deve ser a margem de lucro ideal e em traçar estratégias para alcançar esse objetivo.
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É fundamental ter conhecimento sobre esse assunto tão importante. A margem de lucro é um indicador financeiro do seu negócio e te ajuda a avaliar como está a situação da sua empresa.
Sendo assim, para evitar erros e para que você tenha mais segurança e tranquilidade nesse e em outros processos, é fundamental contar com a assessoria de um profissional contábil para calcular a margem de lucro corretamente.
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