É inegável que o empreendedorismo no Brasil tem evoluído nos últimos anos. O ambiente de negócios melhorou bem desde a criação do simples nacional e avançar mais, a partir de 2015, com a entrada em vigor da universalização deste regime fiscal. Mas a existência de regras favoráveis não é suficiente para manter uma empresa de portas abertas quando o responsável por seus pecados em pontos básicos. Infelizmente, isso ocorre com freqüência.
Pesquisa do Sebrae-SP intitulado Cod – o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida revelaram que muitos empreendedores falham em três aspectos fundamentais: planejamento, gestão e comportamento, comprometendo assim a sobrevivência da atividade.
De acordo com a pesquisa, 55% dos proprietários de micro e pequenas empresas têm elaborado um plano de negócios antes do início das atividades. Erro grave. O plano é o detalhamento de todos os aspectos do projeto: inclui a análise de finanças, trabalho, instalações, a concorrência, os fornecedores, os riscos, as chances, um verdadeiro dossiê de qual será o contrato. É como dirigir em uma estrada mal sinalizada, sem conhecer o caminho e sem GPS.
A pesquisa indicou que 46% não conhecem os hábitos dos clientes nem sei quantos consumidores possam ter.
Em termos de gestão, comparando as empresas que permaneceram no mercado com o qual encerrou suas atividades, entre os primeiros, 72% dos empresários sabia o ramo escolhido ou teve experiência na área. No segundo grupo, isto só foi observada em 58% dos casos. Aqueles que apostam na diferenciação de produtos ou serviços tiveram melhor sorte do que aqueles que usaram apenas os preços como uma estratégia para ganhar mercado.
Quanto a comportamento, o empresário que antecipar os fatos, buscando informações e persistir nos objetivos alcançados resultados superiores aos que não tiveram tais atitudes.
Neste contexto, é evidente que não é suficiente para se envolver, tem Gana vencer e contar com sentimento. É necessário estar preparado. Por isso, o Sebrae-SP insiste tanto a melhoria das três pontos marcados pela pesquisa, vitais para o sucesso de qualquer negócio.