Os contribuintes pessoa física podem acessar agora o extrato do Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2012 e identificar quaisquer questões pendentes, a fim de evitar retenção malha fina. O documento está disponível no serviço Virtual ao contribuinte (e-CAC). Para acessá-lo, você deve usar o código de acesso na página própria gerado o IRS, ou o certificado digital emitido pela autoridade autorizada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de renda nos últimos dois anos.
A regularização por meio de e-CAC pode evitar muitas dores de cabeça. Um contribuinte que acredita que pode ter direito a restituição por engano, não percebendo que você realmente paga o imposto.Como vai estar à espera de um reembolso e têm dívidas com o IRS, final tendo multas e juros sobre o imposto. Portanto, é melhor que o contribuinte faça correções assim que identificar o erro.
O CAC é um serviço de portal de e-mail onde vários serviços virtuais protegidos por sigilo fiscal podem ser efetuados através da Internet, pelo contribuinte.
O prazo para a entrega da declaração de imposto de renda em 2012 começou em 1 de Março e termina dia 30 de Abril. A receita espera receber aproximadamente 25 milhões este ano.
A declaração do programa gerador está disponível sobre as receitas na Internet. O contribuinte deve ainda fazer o download Receitanet, aplicativo para transmissão de dados, disponível no mesmo endereço.
Para facilitar a realização, o IRS está atualizando a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada temporada representa uma etapa a ser cumprida mediante a entrega da declaração. Para encontrá-lo, o contribuinte deve acessar o www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012 eletrônico.