Reuniões intermináveis, cheias de enrolação e muito bate-papo não ajudam chefes, subordinados e nem empresas. Também podem ser puro desperdício de tempo quando os participantes aproveitam e usam notebooks e smartphones para responder e-mails.
Algumas empresas já estão adotando a política de não permitir o uso de celulares e tablets nas reuniões para que os participantes não percam o foco, além de ser um motivador para que a reunião seja mais rápida. Para anotar, use o método tradicional: caneta e papel.
Reuniões que duram mais de uma hora e meia são cansativas e se tornam improdutivas. Quando pensamos em reuniões, a primeira ideia que nos ocorre é: quanto tempo perdido! Será que não produziria mais trabalhando sozinho? Este é um sinal que a reunião da qual você participou não foi bem planejada.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Vertice pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Existem dois tipos de reunião, que devem estar bem explícitos antes de reunir os colegas. A primeira é a reunião de trabalho, que serve para discutir projeto, fazer brainstorm antes de começar algo. A segunda é de decisão, para tomada de decisão. “Quem chama meio mundo vai ser capaz de decidir? Na reunião de decisão é importante chamar quem vai poder tomar definir. Levar apoio significa que a pessoa que precisa decidir não está inteirada, não fez a lição de casa.
Em grupo somos mais criativos e resolvemos questões com maior eficiência. Porém, em várias reuniões muito se discute e nada é efetivamente resolvido. Por isso, antes de convocar uma reunião, algumas perguntas devem ser feitas. Como por exemplo, quais questões serão discutidas? Quais pessoas estarão presentes? Se não sabemos o objetivo, não devemos marcar a reunião. Outro ponto importante é decidir as ações a serem tomadas após o encontro para que as decisões de fato se concretizem.
Sobre as reuniões feitas em pé, para buscar agilidade, a professora afirma que essa não é uma tendência nova. “O stand-up meeting surgiu nas empresas de TI. Alguns gerentes observaram que retirar as cadeiras da sala fazia com que as pessoas se cansassem logo e fossem objetivas. Acredito que funciona para reuniões diárias que visam decidir o que deve ser feito em curto prazo, sendo eficientes para breves reuniões de equipe.”
Conheça mecanismos organizacionais para tornar sua reunião produtiva
Veja abaixo uma rotina indicada por especialistas em Recursos Humanos:
1) Defina a pauta previamente e divida o tema e objetivo com os participantes;
2) Estipule tempo para cada item a ser discutido;
3) Defina papéis para os participantes antes de começar;
O controlador do tempo faz um papel que parece ser o do chato, mas ele é fundamental para cumprir o tempo estipulado. Pode ser itinerante entre membros da equipe ou colegas de outra áreas;
O moderador, geralmente, é um papel do cargo mais alto da hierarquia, mas pode ser itinerante para preparar outras pessoas a treinarem a intermediação com autoridade. A função é indicar quem vai falar e em qual momento. Precisa também, moderar ou buscar equilíbrio e direito de fala para todos, especialmente em momentos de alta temperatura;
O processador é a mente que analisa o encontro de trabalho e diz o que foi bem na reunião, indica se começou no horário, se moderador foi bem, se todas as pessoas opinaram e contribuíram. Essa análise final deve ser feita logo após o encerramento da reunião, com todos presentes. Tem duração de no máximo dois minutos;
O profissional que faz a ata não precisa ser burocrático, pelo contrário. O documento deve ficar pronto em tempo real, pois a ideia é que os pontos sejam anotados, objetivamente, em meio eletrônico, durante as discussões. Ao fim, o arquivo é salvo e enviado imediatamente após o término para os participantes.
O moderador também tem o papel de não deixar a reunião fugir do assunto. Caso apareçam temas importantes, que estacionam a reunião, o moderador deve anotar e propor outra pauta ou voltar ao ponto após encerramento da reunião. A função aqui é dar fluidez ao objetivo da pauta. Muitas vezes o estacionamento de pautas fica muito grande, mas com temas relevantes. É preciso avaliar em grupo como dar seguimento a esses itens.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.
Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:
- Contabilidade Geral;
- BPO Financeiro;
- Contabilidade Consultiva;
- Legalização e Processos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.
Será um prazer conversar com você. Até logo!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!