O início do ano é geralmente marcado por promessas e planos novos. Muitos se perdem ao longo do caminho, mas há um que não pode ser ignorado: a saúde e o bem-estar de seus funcionários. Dados recentes do INSS mostram que os distúrbios mentais atingem mais de 200 mil trabalhadores por ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a depressão e a ansiedade estão em segundo lugar no ranking geral de folgas, perdendo apenas para lesão por esforço repetitivo (LER).
Medidas simples podem melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, conseqüentemente, a vontade de trabalhar. Pessoas felizes e saudáveis produzem mais, há cada vez menos dinheiro com o plano de saúde.
Confira as nossas dicas para melhorar o ambiente de trabalho:
1. Ouvir: Procure entender as reais necessidades dos funcionários. Uma boa idéia é criar uma urna onde se pode escrever e depositar, de forma anônima, o que se pode melhorar dentro da empresa.
2. Seja mais flexível: Se possível, exceções abertas quando necessário. Por exemplo, para proibir um pai a participar da apresentação da criança no meio da tarde não é legal. É possível compensar horas trabalhadas e se o funcionário sempre está com todas as atividades em dia, por que não?
3. Dê o exemplo: mudar velhos hábitos não é fácil, mas o chefe pode dar o exemplo. Um bom líder demonstra através do que ele espera do empregado. Valorize o tempo com a família e vida para além dos muros da empresa.
4. Faça todo mundo se mexer: com boa vontade você pode organizar grupos de caminhada, ginástica oferecer ou incentivar o uso da bicicleta, a criação de um parque de estacionamento para bicicletas e uma sala de curativos pequenos.
5. Organize campanhas de incentivo: usar a criatividade quando se trata de motivar hábitos saudáveis. Dê um dia de folga, descontos no seguro de saúde, taxa de matrícula em uma academia, etc.
Para demonstrar preocupação com o bem-estar do empregado, o empresário pode conquistar a sonhada equipe que veste a camisa!