A Internet pode ser um lugar perfeito para empreender, principalmente para micro e pequenas empresas. Mas, para se destacar em um meio tão concorrido e não como começar com o pé esquerdo, veja 10 dicas que podem te ajudar a ser um empreendedor de sucesso!
1- Evite a miopia de marketing: Muitas empresas ainda se concentrar no produto, e não no mercado. É importante lembrar que a comercialização real é feito de fora para dentro as empresas devem focar-se nas preocupações e necessidades dos clientes, facilitando sua vida. Concentrar-se apenas no seu produto e no desenvolvimento vai fazer do seu projeto obsoleto. As pessoas não compram produtos. Eles compram os serviços que oferecem.
2- Pense na marca desde o início: Para criar uma marca forte e constante e garantir a fidelidade do cliente, que será menos suscetível a mudanças em preços e ofertas dos concorrentes. Invista em atributos para a sua marca, agregando valor a ela.
3- Ser flexível: Hoje o consumidor é mutante. Desatualizados acreditar no planejamento a médio e longo prazo. O empresário deve estar ciente das mudanças constantes no mercado e pensar rápido para encontrar e adotar soluções criativas e adequadas para o momento.
4- Lembre-se do pós-venda: O marketing não deve ser feito apenas no momento da venda do produto ou serviço. A pós-venda franca e eficiente agregará valor ao negócio, a marca e o produto, garantindo não só o cliente, mas expandir a sua lealdade.
5- Estimule sempre o boca a boca: A melhor forma de divulgação ainda é a convencional e que hoje ganha mais força com as redes sociais. O boca a boca para micro e pequenas empresas, que sempre foi importante, agora deve ser virtual. Mais e mais consumidores usam a web para pesquisas sobre produtos e serviços.
6- Invista em mídia digital: Redes sociais são relevantes, já está provado. Mas é essencial investir em profissionais treinados para fornecer conteúdo e monitorar as redes sociais. Um esquema ruim de twittar e postar no Facebook, sem padrão ou estrutura pode ser um “tiro no pé”.
7- Entenda o novo perfil do funcionário: Não existe mais equipe que quer bater o ponto e receber um salário no final do mês. Existem, sim, os nativos digitais. Independentemente da idade ou sexo, estão ansiosos por mudanças e novas oportunidades. Oferecer cursos de programação, flexibilidade e qualidade de vida para a equipe irá garantir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
8- Faça seu Network: O que conta não é o que você faz, mas quem você conhece. E hoje, com ferramentas como Linkedin, Facebook e Twitter, você pode expandir essa rede de contatos. Quanto mais pessoas souberem da sua empresa ou produto, maior a chance de sucesso.
9- Invista em design: Um bom design de um produto significa que primeiro você será notado. O consumidor está cada vez mais emocional, agarrando-se à comunicação visual e experiências de compras. Esta premissa também vale para os locais, que devem ter leveza, simplicidade e facilidade de navegação.
10- Tenha parceiros: É mais produtivo – e muitas vezes mais barato – investir na terceirização de certos serviços que contratam empregados. Essa prática garante agilidade e será menos onerosa para a sua organização.