Albert Einstein deixou esta frase para refletir: “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional, enfrentamos caminhos que, muitas vezes, podem ser fáceis ou não. Mas, afinal: o que é o segredo do sucesso ou da felicidade? Existe uma regra específica ou é apenas sorte?
O que move de fato uma pessoa é a total perseverança que ela tem em si mesmo e em qualquer situação. De acordo com o livro “The Great American Success Story” (“A Grande História de Sucesso Americana “), com base em uma pesquisa com 1.500 pessoas que tiveram sucesso, há uma “personalidade do sucesso”. Entre as características dessa atitude, a auto-confiança é uma parte importante do que chegou ao topo.
A vida nos traz diferentes situações: algumas boas, outras nem tanto. Cada um é que traça seus caminhos e, de certa forma, escolhe os seus sentimentos e o que eles podem fazer. Temos dentro de nós uma força interior nos levando a um caminho decisivo. É passando por dificuldades que conseguimos enxergar diferentes formas para oportunidades, mas ter oportunidades também pode gerar dificuldades. Afinal, oportunidade e dificuldade só aparecem para os que a procuram.
O que diferencia uma coisa da outra?
O que diferencia a oportunidade da dificuldade é o próprio observador. Quando falamos de uma terceira pessoa, é possível olhar as situações que ela vive e enxergar apenas oportunidades ou apenas dificuldades. Mas também podemos ver nas dificuldades diversas oportunidades. Não há regra, depende do ponto de vista de cada um.
O que isso significa?
Oportunidades ou dificuldades não têm existência real, são ‘sentimentos’ que colocamos em um momento e definimos conforme o que estamos sentindo. Somos nós que colocamos um significado àquilo. Podemos ver dificuldades onde não existem, ou podemos ver oportunidades onde nunca imaginamos encontrar.
Winston Churchill dizia: “Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, enquanto um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”. Para tudo na vida devemos tentar e depois julgar, é por isso que existe a experiência.
Permita-se enxergar oportunidades para depois julgar se há possibilidades boas ou não. Desafios, tarefas diferentes não podem ser desculpas para dificuldades. Pessoas que frente o desconhecido reagem com brilho no olhar têm a certeza que a dificuldade valoriza a conquista. Elas agarram oportunidades com confiança, pois nasceram para ser titular.