E-mail Marketing, Ferramenta ideal para as PMEs

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Cada dia que se passa o número de Pequenas e Médias Empresas vem crescendo muito, não só no Brasil como no mundo inteiro. Mas, manter-se no mercado é o mais difícil. Para isso, é primordial investir em comunicação e marketing.

De acordo com um relatório exposto pela Borrel Associates, as PMEs norte – americanas estão investindo cada vez mais em canais online para chamar a atenção dos consumidores e atraí-los. Esse relatório revela ainda que as PMEs devem investir um total de US$ 40,6 bilhões com canais digitais em 2011, um aumento de 29% comparando com o ano de 2010, por exemplo. Como uma primeira opção para as PMEs investirem em divulgação, está o e-mail marketing, com 80% de adesão das empresas, seguido pelas mídias sociais, 70%, SEM (Search Engine Marketing), 52%, e anúncios visuais, com 51%.

Mas, por que o e-mail marketing está em primeiro lugar na preferência das PMEs como ferramenta de comunicação?

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Conforme Conrado Adolpho, especialista em economia digital, a ferramenta é ideal para Pequenas Empresas. “O e-mail marketing é uma das ferramentas do marketing digital mais rentável, desde que a empresa saiba exatamente como trabalhar com ela. Uma pequena ou micro empresa precisa sempre cuidar da lucratividade do negócio e o e-mail pode ser uma excelente maneira de diminuir o custo de aquisição de clientes”, afirma o especialista.

Apesar do crescimento da utilização do e-mail marketing e de sua eficácia, é muito difícil achar uma PMEs que tenha um setor de marketing para realizar o trabalho aliando relevância de conteúdo e ações dirigidas. Para conseguir fazer o próprio trabalho de marketing, Adolpho dá uma importante dica. “A melhor forma de estruturar um departamento de comunicação para criar e implementar ações de e-mail marketing é possuir alguém interno encarregado dessa função. É necessário que esse colaborador cuide da captação de mailing, da configuração da plataforma de envio e do relacionamento com o mailing, para que o trabalho tenha o direcionamento correto”, diz ele.

Conrado apresentou quatro regras de ouro que podem auxiliar os empreendedores que desejam utilizar o e-mail marketing como ferramenta de comunicação:

Digitais iscas: a empresa pode criar “isca digital”, ou seja, produtos como e-books, planilhas, vídeo aulas que despertam o interesse do consumidor para fazer o download do material de seu próprio e-mail. Este é um dos mais utilizados no mundo para montar uma discussão orientada porque essas pessoas que baixar geralmente tem interesse em produtos da empresa;

Regras anti-spam: também é importante que a empresa esteja ciente das regras anti-spam para não evitar que seus e-mails cheguem ao público-alvo;

Relacionamento: ter um mailing é importante, pois é em cima dele que o conteúdo será disparado. Mais do que isso, essencial não é o mailing, mas o relacionamento que a empresa faz com o ele. É preciso enviar comunicações úteis e relevantes continuamente para se relacionar com cada consumidor e entender exatamente quais são suas necessidades;

Obter uma lista opt-in dos e-mails: o opt-in é uma base autorizada de possíveis interessados (ou compradores) em receber o material de sua empresa. É essencial para conquistar bons resultados com o e-mail marketing, pois aproxima a empresa do cliente, uma vez que ele está no mailing da empresa por vontade própria.

Por ser uma ferramenta barata,  o e-mail marketing cabe perfeitamente nas necessidades das PMEs. Existem plataformas que custam a partir de R$ 1 real por mês no primeiro mês de utilização e outras gratuitas, de acordo com Adolpho. “Com um investimento de R$200 por mês já se pode fazer um excelente trabalho”, diz .Para o baixo custo da queima ferramentas, e-mail marketing se encaixa perfeitamente as necessidades de PME lá são plataformas que começam em US $ 1 por mês no primeiro mês de uso gratuito e outros, real, de acordo com Adolpho. “Com”um investimento de US $ 200 por mês, que você já pode fazer um excelente trabalho, diz ele.

E com o advento da internet, será possível que com uma boa gestão de mídias sociais o e-mail marketing seja substituído? O perito acredita que não existe. “Acredito que a mídia social não irá substituir e-mail marketing porque são duas ferramentas extremamentes diferentes e complementares. Nem todo mundo que está em uma mala direta é sob a forma de redes sociais realmente ativo, “.

E você que investe em e-mail marketing, obteve resultados positivos?

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