Empresário: Fique Atento a Contribuição Sindical Patronal – Recolhimento até 31 de janeiro

Dinheiro Voando Pesquisa Pobre 1080x675 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A contribuição sindical patronal é tratada nos artigos 578 a 610 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), constituindo prestação compulsória, de natureza tributária, e sendo devida por todos aqueles que pertençam a uma categoria econômica ou profissional, independentemente da Sociedade ou Empresário serem ou não associados a um sindicato.

Não Empregador – Dispensa

A contribuição sindical patronal é devida por toda pessoa jurídica e equiparada que integrarem determinada categoria econômica, nos termos do art. 511, 579 e 580, § 3º, da CLT, admitindo trabalhadores como empregados.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Secretaria das Relações do Trabalho, mantém entendimento firmado por intermédio de Notas Técnicas, especialmente pela de nº 50/2005, que exclui do pagamento da contribuição sindical patronal os não empregadores (art. 578 da CLT e a condição de empregador, nos termos do art. 580, III, da CLT).

Simples Nacional – Isenção

Os Empresários e Sociedades Empresárias enquadrados no regime simplificado de tributação do Simples Nacional estão isentos da Contribuição conforme determinação da Lei Complementar nº 123/06, art.13, § 3º.

Entidade de Fins Não Econômicos

A CLT prevê, nos parágrafos 5º e 6º do seu art. 580, que as entidades ou instituições que comprovarem exercerem atividade sem fins econômicos terão isenção da contribuição sindical patronal.

Essa norma é regulamentada pela Portaria MTE nº 1.012/2003, que “estabelece procedimentos para a comprovação da condição de entidade ou instituição sem fins lucrativos para fins de isenção da contribuição sindical patronal”, mais específico nos seus três primeiros artigos.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
A Instrução Normativa RFB nº 1.229/11 regulamentou o parcelamento dos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat