Empresário individual pode ser registrado na própria microempresa?

Saiba Como Funciona O Regime De Empresario Individual E Veja Se E Possivel Ser Registrado Na Propria Microempresa Blog - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Empresário individual pode ser registrado como funcionário em sua própria microempresa? Descubra!

A empresa individual EI atua semelhantemente ao MEI, e o empresário que atua por conta própria deve responder por tudo que envolva o seu CNPJ

Ao criar um novo negócio, você precisará considerar que tipo de estrutura de empresa é adequada para seu empreendimento e para suas circunstâncias pessoais.

Há vários tipos diferentes de entidades empresariais que os empresários podem adotar, e cada um tem seus próprios prós e contras.. 

Pairam muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode, como a possibilidade de ser registrado na própria microempresa. Para explorar as peculiaridades de ser empresário individual no Brasil e as diferentes opções de registro para uma microempresa, continue lendo este artigo.

Empresário, leia também os artigos abaixo:

O que é empresário individual? 

O empresário individual é um modelo empresarial para quem atua sozinho.

Ao aderir a esse regime empresarial, é possível escolher entre três opções, o MEI (Microempreendedor Individual), a EI (Microempresa) e a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal). 

Qual a diferença entre MEI e EI?

O MEI ou Microempreendedor Individual é a maneira mais simples de formalizar as atividades de um autônomo dentro das possibilidades de abrir um CNPJ. Ele é indicador para negócios menores com a necessidade de apenas um funcionário, no máximo.

Para ser MEI, o profissional não pode ter sócios; há, ainda, algumas outras restrições, como:

  • Não pode ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;
  • Não deve possuir CNAEs não permitidas no MEI;
  • Não deve ter renda superior a R$81 mil anual, que é o limite para MEI;
  • Não deve possuir mais de um funcionário, entre outras.

No que diz respeito ao EI, o Empresário Individual, o limite corresponde a R$ 360 mil ao ano ou a 4,8 milhões para EPP. 

Como se registrar como empresário individual?

Para atuar como empresário individual, é necessário fazer um registro na Junta Comercial do seu município e, então, optar pelo enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. 

Após a obtenção do Alvará de Funcionamento, é necessário fazer o cadastro na Previdência Social e providenciar, junto à Secretaria de Estado da Fazenda ou à Secretaria da Fazenda Municipal, a emissão de notas fiscais para a sua empresa.

Empresário individual pode ser registrado na própria microempresa?

Temos como base o conceito para empregado uma pessoa física que presta serviços com vínculos empregatícios com salários preestabelecidos de acordo com a CLT a Consolidação das Leis do Trabalho.

Já o empresário individual é considerado como o sócio único da empresa; ele, o empregador, é quem administra tudo em relação aos empregados, determinadas atividades, horários, entre outros acordos. Desse modo, além de ser impossível para o empreendedor ser seu próprio empregado, a legislação trabalhista não dá possibilidade legal de o sócio empregar-se a si mesmo como funcionário CLT.

Vertice Contadores, conte com auxílio para seu empreendimento!

São inúmeras as características e as regras de cada regime e tipo empresarial, por isso, antes de definir o que melhor se enquadra em seu negócio e antes de tomar decisões, tenha apoio especializado e fique longe de decisões incoerentes com a sua realidade empresarial.

Conte com o apoio da Vértice Contadores para a sua empresa individual e saiba como crescer e se destacar no mercado da maneira correta!

CLIQUE AQUI E CONTE COM AUXÍLIO PARA MANTER SUA PRÁTICA EMPRESARIAL EM  CONFORMIDADE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Empresário individual pode ser registrado na própria microempresa?
Article Name
Empresário individual pode ser registrado na própria microempresa?
Description
Empresário individual pode ser registrado como funcionário em sua própria microempresa? Leia o artigo que preparamos e entenda.
Author
Publisher Name
Vértice Contadores
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Conheça mais sobre o Sintegra e os cuidados para ter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top