Empresas que estão na “malha fina” terão que pagar multa de 20% do imposto devido

156 Mil Empresas Caem Na Malha Fina Do Fisco Catarinense 1511014739 B - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Secretaria da Receita Federal informou nesta quinta-feira (17) que 4.248 empresas que faturam até R$ 48 milhões por ano, serão notificadas de que suas Declarações de Informações Econômicas Fiscais (DIPJ) estão erradas – a declaração do IR das pessoas jurídicas. Atualmente, há 1,03 milhões de empresas no lucro presumido.

“Há alguns elementos que nos levaram a crer que ocorreu erro, ou informação equivocada, ou divergência. Alguns parâmetros que comparamos. Estamos dizendo que estas empresas estão em malha. Foram enviadas correspondência a 4.248 pessoas jurídicas para que retifiquem suas declarações e recolham o imposto devido”, disse o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido.

As empresas que estão na “malha fina” terão de pagar uma multa de 20% do imposto devido, ao realizarem suas retificações das declarações. Ao serem “notificadas” pelo Fisco, estas pessoas jurídicas ainda não estão sendo oficialmente avisadas sobre as divergências encontradas. Com isso, não precisarão, em um primeiro momento, pagar a multa de ofício, que varia de 75% a 225% do imposto devido.

Esta é a primeira vez que a Receita Federal escolheu avisar os contribuintes antes de aplicar a multa de ofício – procedimento semelhante ao processo de “autorregularização” disponível para pessoas físicas na declaração anual de Imposto de Renda. O Fisco espera que, no futuro, todas as empresas do lucro presumido possam consultar eventuais irregularidades em suas declarações na página do órgão na internet – a exemplo das pessoas físicas. Não foi divulgada uma previsão de quando este serviço estará disponível.

Para mais esclarecimentos, o Fisco informou que as empresas que estão sendo advertidas de inconsistências em suas declarações podem procurar o plantão fiscal da unidade da Receita mais próxima de seu endereço.

“É oportuno esclarecer que outras atitudes desta natureza, e destinadas a contribuintes pessoas jurídicas, serão implementadas de forma fixa e constante”, informou a Receita. Caio Marcos Cândido acrescentou que entre 30 mil e 40 mil empresas do Simples Nacional (faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano) também serão “notificadas” de inconsistências em um futuro próximo.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Desde de Janeiro de 2012, já não é obrigatório ter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat