Entenda a alteração da Poupança

Garantia Poupanca - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As alterações que o Governo Federal fez nas regras da poupança vale para os depósitos que forem feitos a partir do dia 4 de maio.

Por que o governo resolveu mudar as regras?
O objetivo é permitir a redução da taxa Selic. Como essa taxa é referência para as outras taxas de juros praticadas no país, a queda da Selic deve ajudar a reduzir os juros do crédito e incentivar o crescimento da economia.

O que a Selic tem a ver com a poupança?
Quando os juros caem, cai também o rendimento dos investimentos em renda fixa. Se a Selic cair mais, a renda fixa vai pagar menos que a poupança. Caso isso aconteça, os investidores tendem a sair da renda fixa e ir para a caderneta e o governo quer evitar isso, visto que a renda fixa ajuda a pagar as dívidas do governo. É como se o investidor estivesse emprestando para o governo. Se esse dinheiro “some”, o governo não tem como pagar suas contas.

E se os poupadores evitarem da poupança? Isso também gera problemas?
Segundo especialistas, se houver uma saída em massa da poupança também pode haver problemas. Isso porque o dinheiro da caderneta é uma das principais fontes de recursos para o financiamento da compra de imóveis. Se esse dinheiro “secar”, pode ficar mais difícil financiar um imóvel.

Entenda essa alteração

Com a alteração, o atual o piso de remuneração da mais tradicional modalidade de investimentos do país, de pelo menos 6,17% ao ano, que é assegurada desde 1861, poderá cair nos próximos meses.

A poupança “antiga” rendia 6,17% ao ano mais a variação da TR. O investimento na caderneta não paga imposto de renda e pode ser sacado a qualquer momento. Com a nova regra a poupança passa a render 70% da Selic mais a TR, sempre que essa taxa básica de juros estiver em 8,5% ao ano ou menos. A isenção do imposto de renda e a alternativa de saque a qualquer momento continuam valendo. Só pra esclarecer, a TR é uma taxa calculada a partir da média de rendimento dos CDBs, já a Selic é a chamada ‘taxa básica de juros da economia’, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Hoje, está em 9%.

Essa nova regra vale para o dinheiro depositado na caderneta a partir de 4 de maio. Mas, a regra só vale se a Selic chegar em 8,5%, e agora está em 9%. Como funciona isso?
O dinheiro depositado a partir de 4 de maio vai render 6,17% mais TR, como na regra antiga, até que os juros caiam. Quando isso ocorrer, a remuneração desse dinheiro muda.

No caso do dinheiro que já está na poupança, não muda nada. O que foi depositado na poupança até 3 de maio continua rendendo 6,17% ao ano mais TR, independentemente do valor da taxa Selic.

Ao efetuar o saque de uma poupança que já tiver, esses saques serão feitos prioritariamente do ‘dinheiro novo’, isso é, do que entrou na conta depois da mudança de regras. O ‘dinheiro antigo’, de antes da mudança, só sai da conta se o ‘dinheiro novo’ não for suficiente.

Para diferenciar o que é depósito “novo” do que é depósito “antigo” o banco será obrigado a apresentar, no extrato bancário, ao poupador, o saldo da caderneta que está sob as regras antigas. O rendimento referente aos valores depositados até 3 de maio será incorporado ao saldo da poupança “antiga” e passa a render segundo as regras antigas.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Segundo a Receita Federal, as consultas a um lote residual…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat