Escrituração contábil para associações: como funciona?
Fique por dentro de tudo o que é necessário para evitar problemas junto ao Fisco. Saiba todos os detalhes relacionados à escrituração contábil para associações!
A escrituração contábil consiste no registro, classificação e resumo dos dados contábeis que existem em uma empresa, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos.
Ela é essencial para garantir uma gestão financeira, fiscal e patrimonial mais adequada, pois permite acompanhar suas receitas, despesas, ativos, passivos e resultados.
Neste artigo, apresentaremos suas definições, importância para as associações e como deve ser elaborada.
Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!
O que é a escrituração contábil?
Esse documento permite registrar os fatores contábeis que afetam o patrimônio de uma instutição.
Os fatos contábeis podem ser eventos que geram alterações no patrimônio, como recebimentos, pagamentos, compras, vendas ou doações, entre outros.
A escrituração contábil é feita por meio de documentos físicos ou digitais — os principais, são o livro diário, razão e caixa.
Qual sua importância para associações?
A escrituração contábil é importante para as associações por vários motivos, pois se refere à uma obrigação legal para as associações.
Além disso, é necessária para a prestação de contas junto aos órgãos públicos, parceiros e financiadores das atividades da entidade.
Também podemos destacar que ela é essencial para uma gestão eficaz dos recursos, pois permite melhor controle sobre o fluxo de caixa, planejamento do orçamento, avaliação da situação financeira ou patrimonial e tomar decisões estratégicas.
Como e quando deve ser entregue esse documento?
A escrituração contábil para associações é um conjunto de registros e documentos que comprovam a situação patrimonial, financeira e fiscal da entidade, como destacamos anteriormente.
Ela deve ser feita de acordo com os princípios contábeis e as normas brasileiras de contabilidade, e deve ser assinada por um contador habilitado.
Visando auxiliar na elaboração desse documento, apresentamos os principais passos:
- Identifique fontes de receitas e despesas da entidade, bem como bens, direitos e obrigações que compõem seu patrimônio;
- Classifique os fatores contábeis conforme o plano de contas;
- Registre os dados contábeis nos livros diário e razão;
- Elabore as demonstrações contábeis, como a DRE;
- Faça uma auditoria independente na escrituração contábil feita;
- Transmita a escrituração contábil digital e fiscal para a Receita Federal.
A escrituração contábil para associações deve ser entregue até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere.
Por que ter uma contabilidade geral ao seu lado?
As associações precisam de uma contabilidade geral para atender às exigências legais e administrar seus recursos de forma eficaz e transparente.
Isso porque o apoio contábil pode assessorar as associações nos aspectos que envolvem sua contabilidade, tributação, folha de pagamento e previdência social.
Esse suporte também se responsabiliza porpreparar e enviar os documentos contábeis que os órgãos públicos solicitam, como a ECD, a EFD, a Defis e outros.
Além disso, uma contabilidade geral pode ajudar as associações a fazer relatórios gerenciais, demonstrações contábeis, balanços, demonstrações de resultados, fluxos de caixa e outros instrumentos que facilitam o controle e a decisão.
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