Para encontrar as peças certas de um quebra-cabeça você precisa parar e estudar as opções, olhar para cada peça e em seguida escolher o que é ideal para completar o seu jogo. A vida real funciona da mesma forma, os proprietários empresas de grande porte ou de pequeno porte devem ser cuidadosos ao selecionarem a sua equipe de trabalho como quem escolhe as peças certas para o próximo passo do jogo.
As pessoas estão buscando o desenvolvimento profissional, fazer o que eles gostam uma boa imagem no mercado, desafios constantes, qualidade de vida e, finalmente, diferencial de salário e benefícios.
Essas mudanças representam uma grande oportunidade para startups e as PME que entram na disputa pelos melhores profissionais do mercado. Uma pequena empresa ou recém-criada oferece uma oportunidade real de crescimento, uma vez que o desenvolvedor pode ser transferido para uma variedade de áreas, mostrar trabalho, aproximando as posições de liderança e afastar o sentimento de ser mais um número na Corporação.
Para quem vai começar um processo de seleção, fuja das armadilhas principais:
1. Perguntas Hipotéticas: o que você faria se… (Geralmente as respostas não são sinceras); opte por situações já passadas pela pessoa;
2. Impacto da primeira impressão: É praticamente impossível não julgar, mas mantenha suas impressões para o final da avaliação;
3. Perfil idealizado / Estereotipado: Super-Heróis não existem, vá com calma;
4. Identificação pessoal: o candidato parece com você? Pense nisso, a equipe ideal é composta de perfis diferentes e não iguais.
5. Venda errada da vaga: Evitar a alta rotatividade, ser honesto na apresentação de todas as características do trabalho.
Você pode diminuir a margem de erro ao fazer uma análise mais aprofundada. Avaliar os comportamentos e valores, habilidades e conhecimentos técnicos, seja liderando ou não, será que a pessoa é
capaz de trabalhar em equipe e, finalmente, se o candidato combina com a cultura da empresa.
Mesmo com todas essas dicas, você pode ter alguns tropeços durante o processo, não desanime, às vezes leva tempo para formar a equipe ideal.