Atualizado em Abril de 2023.
Saiba tudo sobre a emissão da nota fiscal de serviço
Entenda como funciona a nota fiscal de serviço e evite erros
A nota fiscal de serviço é um documento fiscal de grande importância para as empresas e profissionais autônomos que prestam serviços sujeitos à incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Esse documento é utilizado para registrar as informações referentes à prestação de serviços, permitindo a comprovação da atividade realizada, o recolhimento dos impostos correspondentes e a regularização das atividades econômicas.
Saiba tudo sobre esse documento com o guia prático que separamos nesse artigo. Confira!
Quem deve emitir a nota fiscal de serviço?
A nota fiscal de serviço deve ser emitida por todas as empresas e profissionais autônomos que prestam serviços sujeitos à incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS).
O ISS é um tributo municipal e sua incidência pode variar de acordo com a legislação de cada município.
Assim, se uma empresa ou profissional autônomo presta serviços que estejam sujeitos à incidência do ISS, é obrigatório emitir a nota fiscal de serviço para cada serviço prestado.
A falta de emissão da nota fiscal de serviço pode resultar em multas e sanções por parte do órgão fiscalizador responsável, como a Receita Federal ou a Prefeitura da cidade.
Saiba mais sobre como emitir a nota fiscal de serviços, acessando os links abaixo:
Quais são as principais informações sobre a nota fiscal de serviço?
A nota fiscal de serviço é um documento fiscal que registra as informações de prestação de serviços realizados por uma empresa ou profissional autônomo.
É um documento essencial para a regularização das atividades econômicas, pois com ele é possível comprovar a prestação do serviço e recolher os impostos correspondentes.
A emissão da nota fiscal de serviços é obrigatória para todas as empresas e profissionais autônomos que prestam serviços sujeitos à incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é um tributo municipal.
Esse imposto é calculado sobre o valor total dos serviços prestados e varia conforme a legislação de cada município.
Quais informações que devem conter na nota fiscal de serviço?
Além de ser uma obrigação legal, a emissão da nota fiscal de serviço traz diversas vantagens para as empresas e profissionais autônomos, como a garantia de pagamento pelo serviço prestado, a comprovação de renda e a possibilidade de dedução de impostos.
A nota fiscal de serviço deve conter informações como:
- Nome ou razão social da empresa, ou profissional autônomo;
- Endereço;
- Número de inscrição no CNPJ ou CPF;
- Data da prestação do serviço;
- Descrição do serviço prestado;
- Valor do serviço;
- Dados do tomador do serviço.
Para emitir de maneira correta, e evitar que erros sejam cometidos com o Fisco, o prestador de serviços pode contar com o auxílio de uma empresa especializada.
com a Vértice Contadores, para elaboração da nota fiscal de serviço.
Entre em contato com nossos profissionais e entenda como podemos te ajudar!
CLIQUE AQUI E SAIBA ELABORAR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO