O cenário para a inadimplência das empresas será de queda neste primeiro semestre de 2012, aponta nesta segunda-feira (13) a Serasa Experian. Isso porque o indicador de perspectiva da inadimplência das empresas caiu 1,8% em dezembro, o quinto recuo mensal seguido, ao patamar de 97,9.
Pela metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência e a sequência de queda aponta para o cenário de recuo da inadimplência.
Os economistas da Serasa apontam, em nota, que a continuidade da redução das taxas de juros, a retomada do crescimento econômico e a diminuição dos níveis de inadimplência dos consumidores estão entre os fatores que podem determinar o melhor cenário nas empresas neste primeiro semestre. Outro item são perspectivas de um cenário externo em 2012 menos conturbado do que foi em 2011.
Consumidor
Para o consumidor, o indicador recuou 0,7% em dezembro, atingindo o patamar de 100 pontos. Foi o sétimo recuo mensal consecutivo. “Tal comportamento aponta para reduções dos níveis de inadimplência dos consumidores durante os próximos meses”, diz a Serasa.
“O recuo da inflação, o aumento de 14% do salário mínimo nacional, a manutenção de patamares historicamente baixo das taxas de desemprego, a continuidade da redução das taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao longo de 2012”, observam os economistas, em nota.
Fonte: G1.com