Conheça os cuidados necessários para evitar a malha fina
Cair na malha fina pode causar muitos transtornos aos contribuintes. Por isso, é fundamental saber como evitá-la!
A declaração do Imposto de Renda 2022 está chegando e, com ela, o medo de cair na malha fina. Afinal, os problemas decorrentes desse processo são muitos, sem contar nas dores de cabeça com a burocracia.
Se você deseja fazer a sua declaração de forma devida e evitar a malha fina, está no lugar certo!
Afinal, no artigo de hoje, explicaremos os principais cuidados que você deve ter para não cair na malha fina.
Então, continue conosco e boa leitura!
O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?
A malha fina (ou malha fiscal) é uma análise detalhada da sua declaração para verificar as divergências no cruzamento de informações apresentadas por você e obtidas por terceiros.
O que acontece é que além de você, as entidades, como instituições financeiras, empresas, corretoras, planos de saúde, entre outras, também precisam prestar informações à Receita. Isso significa que, quando você esquecer de declarar algum rendimento que foi informado por alguma dessas entidades, haverá divergências de informações, e a sua declaração ficará retida para a análise, ou seja, você estará na malha fina.
Mas quais são os problemas de cair na malha fina? Os principais problemas são:
- Ser impedido de receber a restituição tributária;
- Possibilidade de pagamento de multas, que podem ser de R$ 165,74 até 75% sobre o valor de imposto devido;
- Possibilidade de ter o CPF bloqueado;
- Possibilidade de responder pelo crime de sonegação fiscal.
Por isso, é fundamental tomar os devidos cuidados na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Veja os principais a seguir!
Cuidados para não cair na malha fina
1. Atente-se aos erros de digitação
Acredite, muitas dessas divergências também podem ocorrer por conta de erros de digitação.
Você pode acrescentar ou retirar um zero na hora de informar os rendimentos, não digitar ou trocar algum número de identificação pessoal, como RG e CPF, por exemplo, e acabar deixando passar esses erros na declaração.
Esses erros vão ser identificados pela Receita Federal, e você pode cair na malha fina.
Diante disso, fique atento e revise a declaração quantas vezes forem necessárias.
2. Cuidado com a documentação
É interessante que você organize todas as documentações, os comprovantes e os recibos antecipadamente. Ter toda essa documentação organizada e de fácil acesso reduzirá os erros na declaração, assim como o esquecimento de informar algum rendimento.
3. Cuidado na hora de declarar os dependentes
Uma pessoa não pode ser informada como dependente em mais de uma declaração. Então, se você e o(a) seu(sua) companheiro(a) precisam declarar o IR, tenha em mente que apenas um dos dois pode declarar o filho como dependente.
O mesmo vale para os filhos em relação aos pais. Ou seja, apenas um filho poderá declarar o pai, a mãe ou ambos como dependentes.
Outro detalhe importante é não esquecer de declarar a renda dos seus dependentes.
4. Conte com o auxílio de um profissional contábil
Contar com o auxílio de um profissional contábil especializado em tributação para te auxiliar na declaração do Imposto de Renda irá garantir que todos os cuidados mencionados e muitos outros sejam tomados.
Isso irá garantir que a sua declaração será entregue de forma devida e que você evitará todos os problemas decorrentes da malha fina.
A Vertice Contadores é a opção ideal para cuidar da sua declaração do Imposto de Renda
Nós, da Vertice Contadores, somos especialistas em Imposto de Renda, assim como nos demais assuntos tributários, fiscais e contábeis. Sendo assim, vamos cuidar de tudo para que a sua declaração seja entregue de forma devida e dentro do prazo.
Os nossos profissionais altamente qualificados e experientes irão cuidar de todo o processo da declaração, como a reunião e a organização da documentação, a revisão das informações e dos dados, a análise do que deve ser declarado, assim como o que não deve – e muito mais. Assim, garantiremos uma declaração do Imposto de Renda correta, sem dores de cabeça,e sem malha fina.
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!
CLIQUE AQUI E TENHA O AUXÍLIO NECESSÁRIO PARA SE PROTEGER DA MALHA FINA!