Mudança de tributação do Simples para o Lucro Real – conheça as vantagens!

Saiba Quando Pode Ser Vantajosa A Migracao Das Empresas Para O Lucro Real Blog - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mudança de tributação: saiba quando pode ser vantajosa a migração das empresas para o Lucro Real. Confira a descrição

Optar pelo regime tributário Lucro Real é uma opção que pode ser vantajosa para muitas empresas. No entanto, é importante agir de forma cautelosa para não haver prejuízos financeiros.

Neste artigo, vamos falar sobre a mudança de tributação do Simples para o Lucro Real.

Sabemos o quanto é importante conhecer os regimes tributários, para reduzir custos e não ter problemas com a Receita Federal.

Atualmente no Brasil existem três regimes, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

No entanto, grande parte das empresas utilizam o Lucro Presumido ou o Simples Nacional, por serem os mais simples de controlar.

Já o Lucro Real é uma modalidade mais complexa que exige informações detalhadas sobre as movimentações financeiras da empresa.

Contudo, o lucro real passa a ser mais vantajoso porque o imposto é calculado sobre o valor do lucro exato.

Por isso é sempre bom contar com profissionais capacitados para auxiliar na melhor escolha do regime tributário para sua empresa.

Se você adotou a modalidade Simples Nacional e não está satisfeito, continue lendo nosso artigo para saber mais informações sobre a mudança do simples para Lucro Real.

Como fazer a mudança do simples para Lucro Real?

Para você gestor que deseja realizar a mudança de tributação simples para Lucro Real, saiba que pode fazer isso de forma espontânea.

Mas é preciso ter cautela, já que é preciso ter certeza sobre qual é a modalidade mais vantajosa para sua empresa.

Entende-se por regime tributário o sistema de cobrança de impostos a pessoa jurídica, que pode variar de acordo com o valor de arrecadação pela empresa e tipo de atividade.

Um dos processos mais simplificados é denominado Simples Nacional, regulamentado pela Lei 123/2006.  Sendo este considerado  uma alternativa menos onerosa de recolhimento para o microempreendedor.

Contudo, essa modalidade conforme descrito na lei, possui um teto de faturamento para que os optantes possam aderir. Ou seja, o faturamento anual não pode ultrapassar o valor de 3,6 milhões de reais.

Se a empresa aumentar o número de vendas e seu faturamento for maior que o teto de receitas estipulado pelo simples, passa a ser obrigada a mudar de regime tributário.

E uma das opções é realizar a mudança de tributação simples para Lucro Real.

Na modalidade Lucro Real, o Imposto de Renda e Contribuição Social é pago a partir do lucro contábil apurado, somados aos ajustes, conforme determinado pela legislação fiscal.

Além desses dois impostos citados, a empresa que optar pelo  Lucro Real, deverá pagar também o PIS e a COFINS.

O Lucro Real pode ser a opção para empresas que o faturamento não ultrapasse o valor de 78 milhões de reais.

Então, a mudança de tributação simples para Lucro Real, pode ser feita de forma espontânea ou por exigência da lei.

Vértice: trabalhamos em prol do sucesso da sua empresa

Neste artigo, você pôde compreender mais sobre a mudança de tributação do Simples para o Lucro Real.

O Lucro Real, apesar de ser uma modalidade mais complexa que o Simples, calcula o imposto sobre o lucro contábil do resultado, levando em conta as receitas e as despesas descontadas.

Por isso, é sempre importante realizar o planejamento tributário a fim de conseguir reduzir as cobranças em relação aos impostos.

Considerando a contabilidade a parte mais importante para elaboração do planejamento.

Diante disso, é sempre bom contar com a ajuda de profissionais capacitados, que poderão realizar os cálculos e definir o regime mais vantajoso.

Nós, da Vértice, temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa. Clique no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela, e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Mudança de tributação

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
Descubra quais são os documentos necessários para abrir a sua…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top