Novo Simples só se aplica a empresas com folha de pagamento mais alta

Folha Pagamaneto O Que E Vhsys Mar 11 - Contabilidade em Brasília | Vértice Contadores e Associados S/S Ltda.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Somente as empresas com uma folha de pagamento alta em relação às suas vendas devem se beneficiar da inclusão de novas categorias no (regime simplificado de tributação para micro e pequenas empresas) simples.

A medida, que permite que 140 novas categorias para entrar nesse sistema, foi aprovada pelo Senado em 16 e aguarda sanção presidencial.

A lei aprovada, as empresas de setores como a medicina, engenharia e arquitetura, com um volume de negócios total até R $ 3,6 milhões podem entrar no Simples. Mas isso poderia significar o pagamento de impostos ainda maior.

Isso acontece devido às taxas de imposto mais elevadas que serão cobradas para essas novas categorias. Para eles, uma nova tabela foi criada em que a tributação varia entre 16,92% e 22,45% das receitas (a taxa de imposto aumenta à medida que os ganhos crescerem). Este valor já está incluído encargos sociais, tais como contribuições patronais para a segurança social.

Sobre o pagamento de impostos pelo sistema de lucro presumido, que a maioria das empresas pudessem migrar, é cobrada uma taxa calculada a partir de uma tabela de lucro presumido para o seu sector de atividade. No caso de prestadores de serviços, é em torno de 16,3%, mas sem incluir encargos com a segurança social.

Como a nova tabela de simples parte de um valor maior do que isso, a única maneira de o esquema vale à pena é a empresa pagar altos impostos relacionados com a folha de pagamento.
Vale à pena?

No próximo quadro, as simulações mostram uma situação em que o simples é a melhor opção e outro em que ele perde para o lucro presumido. No caso em que ele é o mais adequado, a folha de pagamento da empresa equivale a 25% das receitas.

Além do valor do imposto a ser pago, o empresário também deve considerar que quando opta pelo simples, tem uma redução de custos com a redução da burocracia e do envio de informações, diz Julio Durante, consultor do Sebrae-SP.

“Há um custo intangível de estar fora do Simples, porque as obrigações acessórias de outros esquemas são muitos, como o preenchimento e envio de diferentes formas em diferentes datas.”

As empresas podem começar a pagar seus impostos pelo Simples a partir de 2015.

O Governo está a estudar a possibilidade de rever as tabelas de impostos do simples nacional. Para este fim, o Departamento de Micro e pequena empresa contrataram quatro instituições de ensino e pesquisa, como antecipou a folha em junho.

Eles devem apresentar um estudo sobre quais seriam as melhores tarifas para garantir, ao mesmo tempo, isenção de impostos para as pequenas empresas, sem causar danos à cobrança de impostos. O prazo para a conclusão do estudo é de 90 dias após a sanção da lei.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Vértice Contadores.

Temos o preparo necessário para te ajudar – tanto a se manter em conformidade legal, quanto a melhorar seus resultados a partir das nossas soluções relacionadas a tais aspectos:

  • Contabilidade Geral;
  • BPO Financeiro;
  • Contabilidade Consultiva;
  • Legalização e Processos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Você está a um passo de revolucionar a gestão da sua empresa

Com o nosso apoio, administrar o seu negócio será muito mais fácil: todas as soluções que seu empreendimento precisa em um só lugar.

Recomendado só para você
BRASÍLIA e RIO-O Ministro do Trabalho, Manoel Dias, informou nesta…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat