Muitas pessoas acreditam que o fator principal que motiva um profissional a produzir cada vez mais na empresa é o dinheiro. Pensa assim também?
Estudo da Catho revela que profissionais valorizam mais ambiente de trabalho agradável e bom relacionamento entre os colaboradores do que um aumento salarial.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Catho, o bom relacionamento profissional é o principal motivador de uma equipe, o que afeta diretamente tanto a produtividade dos profissionais, como também a retenção de talentos.
“Há algum tempo discutimos que o ambiente de trabalho é fator determinante para reter bons profissionais e se ainda temos este tema em destaque é porque ele ainda não tem ocupado o lugar que merece dentro dos debates internos das empresas”, declarou a diretora de RH da Catho, Telma Souza.
Para comprovar isso, uma pesquisa que avaliou 11 itens relacionados à motivação com notas de zero a dez, o bom relacionamento dos funcionários recebeu 8,6.
Reconhecimento também é essencial
Outro tópico que também ficou evidente na avaliação da Catho o reconhecimento profissional. Segundo o ranking, o mesmo recebeu nota 8,3, enquanto que trabalhar com o que se gosta ficou em terceiro, com 8,1 pontos.
“Na avaliação os colaboradores deram peso de 7,8 para trabalhar com pessoas que admiram; 7,6 para ter desafios constantes e 7,4 para autonomia e ação”, disse o estudo.
E ao contrário do que muitos possam imaginar, o dinheiro não pareceu ter tanta importância assim. A opção ‘ganhar dinheiro’, por exemplo, ficou somente com a sétima colocação, com 7,3 pontos.
Insatisfação com o Trabalho
A pesquisa revelou ainda que a satisfação com o emprego tem aumentado gradativamente. Enquanto em 2007 a média era 6,5, em 2011 a mesma caiu para 5,6, até atingir 5,0 neste ano.
A pesquisa foi realizada de 1 a 3 de agosto deste ano com 10.990 pessoas.