Advogado, saiba como realizar o planejamento tributário e não pagar a mais nos impostos
Planejamento tributário é uma alternativa lícita para economizar com tributos e impostos empresariais, uma solução ótima para advogados que atuam como pessoa jurídica no Brasil.
A flexibilização no trabalho tem feito com que advogados comecem a trabalhar de forma autônoma e para isso, existe a necessidade de abrir uma empresa e lidar com as burocracias que envolvem um CNPJ.
Todas as empresas precisam de planejamento, contudo, na área fiscal, o planejamento acaba não sendo feito da forma que deveria. A ferramenta sendo colocada em segundo plano pode prejudicar a saúde financeira empresarial.
Um bom planejamento tributário permite economizar na carga tributária e manter o seu negócio dentro da lei; ainda prevê atitudes a serem tomadas para que a empresa se mantenha saudável por mais tempo.
Para te auxiliar a nunca mais negligenciar o planejamento tributário da sua empresa, preparamos este texto completo, no qual iremos explicar o que é planejamento tributário, por que deve fazer o seu, sua importância e dicas para realizá-lo.
O que é planejamento tributário
Planejamento tributário é uma forma lícita de reduzir a carga fiscal imposta pela pessoa jurídica, é a principal forma dentro da lei de te fazer economizar no pagamento de impostos.
Engloba uma série de práticas, como análise comparativa de regimes tributários para ver o enquadramento do que será mais vantajoso, aproveitamento de benefícios e isenções fiscais e o levantamento de oportunidades tributárias.
Para descobrir as melhores práticas fiscais para você, advogado, é necessário analisar documentos contábeis e tomar decisões a partir disso, ou seja, o planejamento tributário envolve muita análise de documentos e registros da sua empresa.
Estas postagens também podem te interessar:
- Saiba o que melhora na rotina do advogado com a utilização de um software jurídico
- Entenda o que o novo CPC traz sobre a ação de cobrança
- Veja como pagar a OAB 2022 e evite problemas
Por que o planejamento tributário é tão importante para os advogados?
Muitos advogados não conhecem a melhor forma de se planejar quando falamos da área tributária e ainda não conhecem a importância de realizar esse procedimento para a saúde financeira do seu negócio.
Portanto, separamos 3 motivos para te mostrar como se planejar tributariamente vai além da economia na hora de pagar impostos.
Evita impostos indevidos
O planejamento tributário te ajuda a identificar os tributos voltados para cada tipo de negócio e, caso esteja disponível, isenção de impostos ou qualquer outro benefício, ele irá te mostrar tudo.
Mantém a empresa dentro da lei
Muitos fatores corroboram para o crescimento de um negócio, a legalidade é um deles!
No planejamento tributário, é possível adotar um sistema de economia que reduz taxas sem fazer procedimentos que possuem fraudes e que podem levar sua empresa a responder pelo crime de sonegação de impostos.
Previne multas
Ninguém merece ter que lidar com multas fiscais, não é mesmo?
Ao conhecer e planejar toda sua tributação, é possível reduzir as possibilidades de multas e outras dificuldades com a fiscalização.
Tipos de planejamento tributário que você precisa conhecer
Hoje, contamos com dois tipos de planejamento tributário, ambos para te auxiliar e buscar a maior redução de custos possível para sua empresa.
Confira a diferença entre eles e saiba qual escolher para o seu modelo de negócios.
Estratégico
Esse é voltado para empresas que visam entender o regime tributário mais conveniente, considerando sua missão, valores e visão. Aqui, o objetivo principal é a adequação à legislação brasileira.
Operacional
Esse é mais básico e voltado para advogados que desejam um planejamento trimestral ou semestral, ligado a empresas que focam as obrigações fiscais no dia a dia.
Como realizar planejamento tributário de forma simples
Agora que você já conhece a importância do planejamento tributário para o seu negócio, chegou o momento de colocar em prática!
Somente dessa forma você terá uma visão mais ampla do que precisa ser feito como um advogado empresário.
Para você colocar em prática, separamos 5 dicas essenciais, com elas, você economiza no pagamento de impostos.
Confira a seguir:
- Conheça todos os detalhes da legislação;
- Atente-se a incentivos e isenções fiscais;
- Saiba em qual categoria tributária sua empresa se encaixa melhor;
- Estude possibilidades de créditos tributários;
- Use sistemas integrados e tecnológicos para te auxiliar.
Conheça uma empresa especialista em planejamento tributário
Conte com quem entende do assunto
Sabemos que como advogado é difícil dar conta de todos os detalhes, por isso estamos aqui para ajudar!
Nosso serviço de planejamento tributário para advogados irá te ajudar com facilidade e precisão na hora de economizar no pagamento de impostos.
Para entrar em contato conosco, é só clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, alguém do nosso time entrará em contato
Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!
Advogado, faça agora seu planejamento tributário