5 passos simples para elaborar uma planilha de controle de gastos
Você sabia que uma planilha de controle de gastos pode ser a solução para melhorar os resultados de sua empresa?
Várias pessoas apresentam alguma dificuldade quando o assunto é organizar as finanças. Mas você já se perguntou qual pode ser a causa disso? É possível listar uma série de fatores, mas o principal e mais comum é a falta de controle sobre as suas despesas.
Para ajudar nisso, criar uma planilha de gastos com é uma ótima solução. Neste artigo, nós explicamos o que é uma planilha de gastos, e damos dicas importantes para que você possa montar a sua própria!
Vamos conferir?
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Afinal, o que é uma planilha de controle de gastos?
Uma planilha de controle de gastos é uma ferramenta frequentemente utilizada pelas empresas para organizar finanças. Com ela, é possível registrar todos os ganhos e gastos, permitindo a análise mais detalhada dessas informações.
Com isso, é possível identificar o seu fluxo de caixa e verificar quanto dinheiro está saindo do seu escritório e para onde ele vai.
Listamos abaixo um passo a passo de como elaborar a sua planilha de controle de gastos:
1- Adicione os meses do ano
Caso você ainda não esteja acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa alternativa é começar por uma planilha de gastos mensais. Para isso, você pode utilizar o Excel ou a ferramenta Google Planilhas.
Ao abrir a planilha, comece listando na primeira linha do seu documento todos os meses do ano, pulando a primeira cédula.
2- Faça um mapeamento dos seus gastos
Para ter um maior controle sobre os gastos de sua empresa, é importante também fazer um mapeamento de suas despesas. Para isso, você pode separar o extrato bancário do mês e as notinhas do cartão de débito.
Depois disso, inclua os valores na tabela um a um. Ao final desse processo, você poderá somar os valores incluídos e saber o total que foi gasto no mês.
3- Elenque todas as suas despesas
Para incluir suas despesas na planilha de gastos, é recomendável que você escreva todas as despesas mensais fixas. Lembre-se de separar um item para “poupança”, mesmo que você ainda não consiga guardar nenhum dinheiro.
4- Configure a planilha de forma simples
Caso você não possua tantas habilidades avançadas em Excel ou outras ferramentas do tipo, é importante elaborar uma estrutura mais simples, para que todos os seus colaboradores consigam alimentá-la e acompanhá-la.
É ideal que a planilha seja preenchida apenas quando estiver pronta. O uso de fórmulas e outras facilidades que mantenham o arquivo o mais automatizado possível, é outra estratégia bem interessante!
5- Estabeleça metas
Depois de tomar conhecimento para onde o seu dinheiro vai, é possível verificar gastos que podem ser considerados desnecessários ou exagerados e que possam ser cortados.
Dessa forma, é interessante que se estabeleçam metas de economia para os próximos meses e verifique se você obteve sucesso em segui-las.
O estabelecimento de metas ajuda nas suas economias e possibilita que você tenha um controle maior sobre o seu dinheiro, evitando problemas com endividamento.
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