Descubra como gerir os recursos da sua ONG, aprendendo a elaborar uma planilha de doação!
Confira o passo a passo para elaborar uma planilha de doação adequada para sua ONG
A captação de recursos é algo de extrema importância dentro do terceiro setor, visto que é o meio de obter o necessário para proporcionar o atendimento da causa social.
Nesse cenário, gestores de ONGs têm em mãos a missão de não só realizar ações para captar os recursos, mas também para geri-los da forma adequada.
Para isso, utilizar os recursos que estão disponíveis é algo fundamental, e preparamos este artigo especialmente para falar sobre um deles: a planilha de doação.
Dessa forma, vamos te ensinar como elaborar e manter um controle preciso e eficiente.
Planilha de doação: por que utilizar?
Antes de falarmos sobre o que é preciso para elaborar uma planilha de doação impecável, vamos entender o porquê de essa ser uma ferramenta importante para sua ONG.
A planilha de doação nada mais é do que fazer uso de uma ferramenta tecnológica que vai:
- Otimizar seu tempo;
- Permitir maior organização;
- Viabilizar o registro de dados;
- Controle das doações.
Tudo isso é importante para que as ações de captação de recursos gerem doações o suficiente para manter a ONG funcionando de forma impecável, cumprindo com a causa social sem dificuldades.
Portanto, fazer uso dessas ferramentas é fundamental, visto que permitem um trabalho muito mais efetivo da sua ONG e facilitam significativamente a sua rotina.
Passo a passo para a elaboração de uma planilha de doação
Vale ressaltar que o que vamos apresentar aqui pode ser adaptado para a realidade da sua ONG, garantindo que atenda da melhor forma possível às necessidades da sua organização.
Ou seja, é essencial que você elabore a planilha de uma forma que seja prática e efetiva para a sua organização.
Portanto, os passos que devem ser seguidos são:
- Escolha do software;
- Criação de colunas para cada fonte de recursos;
- Anotação da meta de doação;
- Espaço para registro de cada doação recebida: o que foi doado, por quem, em qual quantidade;
- Coluna para designação das doações.
Com tudo isso, você consegue registrar tudo o que for captado para a sua ONG, registrar os detalhes e designar o destino de cada doação, fazendo uma gestão precisa e garantindo que todas as necessidades sejam supridas.
Sendo assim, pegue esses passos e aplique da forma mais efetiva em sua organização.
Tenha todos os recursos para manter sua ONG em ordem!
A gestão das doações é apenas um de tantos aspectos que influenciam diretamente no pleno funcionamento de uma organização do terceiro setor.
Portanto, é crucial pensar também em outros aspectos, como é o caso das responsabilidades contábeis.
E quando se trata disso, você pode contar conosco, da Vertice Contabilidade.
Somos uma contabilidade especializada em atender organizações do terceiro setor e nossa equipe está preparada para garantir as condições que sua ONG precisa para ter todas obrigações e ordem e poder focar em ampliar cada vez mais a causa social.
Portanto, basta entrar em contato conosco agora mesmo, por meio do ícone do WhatsApp!
Elaborar uma planilha de doação!