Um guia completo do plano de contas: como fazê-lo para os advogados
Se o seu objetivo é não ficar no vermelho nunca mais, chegou o momento de realizar o plano de contas contábil para advogados, somente assim você poderá ter mais controle sobre suas contas
Manter um registo do dinheiro, despesas e outras transações comerciais pode ser um desafio para qualquer pequena empresa.
Pensando nisso, sabemos que um plano de contas é a melhor forma de manter as despesas organizadas, afinal ele separa as receitas das operações e identifica onde o dinheiro deve ser gasto.
Portanto, facilitam a localização das despesas, dividindo-as em categorias separadas, tais como salários, custos de publicidade, aluguer e serviços públicos. E a fim de manter as coisas organizadas, a maioria das empresas também cria uma conta separada para cada tipo de despesa.
Pensando em você, advogado que ainda possui dificuldades para manter seu plano de contas, preparamos este artigo te explicando como ter o seu.
O que é plano de contas contábil
Como o nome sugere, um plano de contas é uma lista de contas e as respectivas informações, tais como nomes, endereços e números de conta, para todas as empresas.
Um plano de contas é usado para acompanhar as informações financeiras de uma empresa, como receitas, despesas, fluxo de caixa e o saldo atual.
Ele permite que as empresas acompanhem as despesas mais facilmente. Isto porque elas podem ser categorizadas de acordo com seu tipo, tais como materiais, salários e aluguel e, por fim, ele ajuda na previsão do fluxo de caixa.
Como empresário, você precisa saber quanto dinheiro se espera ganhar a cada mês e quanto você precisa gastar para operar — esse é o grande benefício dessa ferramenta.
Um plano de contas completo o ajudará a prever as despesas e garantir que você tenha fluxo de caixa suficiente para cobrir suas contas mensais. Um plano de contas completo mostrará quaisquer discrepâncias ou inexatidões em seu sistema contábil.
Confira essas postagens, elas também podem te ajudar:
- Advogado, saiba como realizar o planejamento tributário e não pagar a mais nos impostos
- Saiba agora como fazer uma gestão financeira lucrativa
- Saiba quais são as 5 principais normas brasileiras de contabilidade para o Terceiro Setor
Plano de contas contábil x gerencial, qual melhor para advogados?
Cada um deles é feito de uma forma, o plano de contas contábil deve ser elaborado de acordo com uma série de regras previstas na lei nº 6.404/76 e nem sempre atende às necessidades da gestão da empresa.
Porém, o plano gerencial é estruturado para atender as necessidades de análise dos resultados patrimoniais, econômicos e financeiros.
Resumidamente, é uma maneira diferente de organizar as contas da empresa e as mesmas informações usadas no plano contábil podem ser aproveitadas no plano gerencial.
Quando o reaproveitamento de dados acontece de forma automática, há uma boa economia de tempo no setor financeiro.
Portanto, os dois são essenciais para gerir o sistema financeiro da sua empresa e antes de realizar o plano gerencial, você precisa de um plano de contas contábil.
Como montar um plano de contas
Agora você já entendeu que a sua empresa precisa de um plano de contas contábil para melhorar sua gestão financeira e como um advogado precavido, irá agora mesmo montar a sua.
Separamos três passos simples que devem contar no seu plano de contas contábil para você montá-lo hoje ainda.
1- Organize os documentos da empresa
O controle das informações financeiras é fundamental no processo de criação do plano contábil.
Como existem dados que precisam ser registrados diariamente, é recomendável usar sistemas automatizados, que facilitam registrar cada movimentação.
2- Separe os grupos
Crie a segmentação dos grandes grupos, com a descrição de cada um deles, considerando as categorias exigidas: ativos, passivos, despesas e receitas.
3- Crie níveis e subdivisões
Após criar os grandes grupos, organize a subdivisão dos níveis considerando todos os dados da empresa.
É importante organizar as subdivisões do modo mais detalhado possível para incluir todas as informações e garantir maior controle financeiro.
O plano de contas contábil tem o objetivo de padronizar e organizar as contas e qualquer falha pode prejudicar essa organização
Tenha um sistema contábil ao seu lado!
Contrate uma empresa especializada
Lidar com todas as questões empresariais não é uma tarefa simples, você não precisa cuidar de tudo, tenha ao seu lado uma empresa especialista em contabilidade para advogados.
Conte com uma empresa com um time de especialistas em soluções contábeis para o seu negócio!
Para falar conosco, basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!
Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!
Contrate uma assessoria contábil agora mesmo!