O CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) é o registro das informações de entidades registradas nas administrações fiscais da Receita Federal, ou seja, nos escritórios nacionais, Estados, Distrito Federal e municípios de inscrição. O cadastro é único, o que significa que, não importa o quanto você mudar o nome da empresa, por exemplo, seu recorde permanece sempre a mesma, como se fosse o seu CPF, mas para a sua organização.
É importante ressaltar que é obrigatório que as empresas domiciliadas no Brasil, para o seu registro. No site da receita, você pode encontrar mais detalhes de quem precisa se cadastrar no CNPJ.
Aqui estão as principais vantagens de ter o seu registro:
- Poder de barganha
- Emissão de bloco de nota fiscal
- Compra de fornecedores com desconto
- Situação da empresa
- Abre as portas ao comércio e favorece parcerias
melhor negociação com os bancos, incluindo abertura de conta e empréstimos com linhas mais vantajosas e juros mais baixos
A segurança jurídica
Empresas com CORPORATE profissionalismo e credibilidade transporta, o que facilita as relações comerciais. É interessante notar que, se sua empresa tem um volume de negócios até um máximo de US $ 60.000 por ano, você pode legalizar como Empreendedor Individual (MEI), que garante outros benefícios, tais como:
- Isenção de taxas para registro da empresa
- O direito à aposentadoria
- Facilitação com burocracias
- A contratação de funcionário com menor custo
- Redução da carga tributária
Há em todo o Brasil, 2.975.000 empreendedores individuais. De acordo com um estudo divulgado no ano passado pelo SEBRAE, este volume deve subir para quatro milhões em 2014.