A grande maioria das pequenas empresas não têm um departamento de RH estruturado ou um profissional qualificado para gerenciar pessoas.
Planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é de importância fundamental em pequenas empresas porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, gestão de pessoas abrange conhecer às necessidades e expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.
Segundo Romulo Machado, Diretor Regional da empresa Bernt Entschev Human Capital, este é um dos maiores erros das empresas de menores porte. “Tratar o RH simplesmente como um departamento de pessoal é um erro grave, porque a área de recursos humanos é a empresa estrategicamente, atuando para garantir a eficiência e melhoria dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa. Isso inclui a identificação de oportunidades para formação, clima organizacional, benefícios melhorados, retenção de talentos, entre outros, “disse o executivo.
O primeiro passo para implantar uma empresa de gestão de RH é fazer um diagnóstico, internamente e externamente, para determinar quais áreas precisam de mais atenção e tem mais força para a organização. Este diagnóstico pode ser feito internamente ou preferência para o acompanhamento de uma consultoria. Se a empresa não quer manter o departamento internamente, você pode terceirizar o serviço.
Também segundo Machado, a escolha do profissional também é fundamental para o sucesso do projeto. “Um bom gerente de RH tem de saber da empresa negócios e trabalho para garantir e melhorar a eficiência dos projetos, garantindo o sucesso da empresa”, diz ele. Com a implantação de uma gestão de pessoas bem feito dentro de uma empresa, você pode melhorar a produtividade, desde que esta área ajuda o empresário a agir com firmeza e focado em questões de grande importância, como a redução do volume de negócios, retenção de talentos, motivando os funcionários e melhorar o clima de trabalho dentro da empresa.