De acordo com o administrador de empresas, professor e autor Roger Cher é empreendedores de primeira viagem comuns não sabem o setor que deseja atuar. Em seu livro “empreendedorismo na veia, ele diz que, quando você começar seus cursos, apenas 20% das pessoas já tocarmos o seu negócio, 80% planejam levar algum tempo e mais de 90% não tem ideia do tipo de negócio que irá escolher.
Se este for o seu caso, não se desespere! Nós trouxemos 3 dicas importantes e que vão te ajudar a decidir qual ramo você deve empreender.
1) Você é bom em quê?
De acordo com o empresário e fundador da Fisbhen, Marco leva a complicações, começar um projeto já é difícil por si só. Se você já conhece o mercado e tem experiência nisto, esta discussão pode ser uma boa alternativa para ir!
2) Fazer uma pesquisa de mercado
Quais são as oportunidades relacionadas a determinados ramos de negócio? A investigação completa pode trazer à tona tópicos que você não tinha considerado. Autoridades de busca e associações do setor conversem com quem já tem na área, ler muito, ficar no topo das tendências do mercado e avaliar se esta é a maneira que você imaginar seguindo. Fazer de tudo para ter certeza de que suas chances de acertar são maiores do que os de Miss
3) Decida se você quer ser um investidor ou um empreendedor
De forma simplificada, faça investimentos em determinado setor é colocar recursos em algo que você acredita que tem potencial e colher os frutos. Neste caso, as boas parcerias com quem entende do negócio são os melhores.
No entanto, neste artigo, vamos citar como empresário a pessoa que abre o seu negócio e também desempenha o empreendimento, o “lugar para se trabalhar”. Aqui, ter conhecimento sobre o segmento, noções de gestão, administração e liderança, psicológico e de lidar com altos e baixos, é crítica.
Não há melhor ou pior perfil empreendedor. Você só precisa definir o que se encaixa melhor.
Rogério Cher acredita que não há nada de errado em querer ter seu próprio negócio e ainda não sei exatamente o quê. “O que existe, sim, é o desafio de encontrar oportunidades de negócios relacionados com a sua missão, elaborado ao longo do processo que leva à sua visão do futuro”, orienta o professor, em seu livro.