Redução de impostos em grandes empresas: como a contabilidade vai ajudar?
O segredo para redução de impostos em grandes empresas está em contar com uma contabilidade especializada. Saiba mais!
A redução de impostos é uma estratégia fundamental para otimizar os recursos e melhorar os resultados financeiros.
Afinal, a alta carga tributária representa um grande desafio para as empresas que buscam aumentar sua competitividade e rentabilidade.
Esse desafio se torna ainda mais complexo para as grandes empresas, que costumam lidar com mais burocracias tributárias
Mas como reduzir impostos de forma legal e eficiente? A resposta está na contabilidade!
Isso mesmo! A contabilidade pode ser a solução que você tanto busca para a redução de impostos.
Quer saber como? Continue a leitura conosco!
Como a contabilidade ajuda na redução de custos?
Acima de tudo, a contabilidade é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão tributária das grandes empresas.
Afinal, ela é responsável por registrar, analisar e interpretar as informações econômicas, financeiras e fiscais da empresa, bem como por cumprir as obrigações fiscais perante o fisco.
Sendo assim, com a ajuda da contabilidade, as grandes empresas podem reduzir impostos de diversas formas, tais como:
1 – Aproveitando as estratégias do planejamento tributário
O planejamento tributário é um dos principais aliados na redução de impostos.
Afinal, consiste em uma análise da situação da empresa, do mercado e das leis e normas vigentes a fim de elaborar estratégias legais para reduzir a carga tributária.
Dessa forma, será possível, por exemplo, escolher um regime tributário mais adequado ao perfil da empresa, considerando as características e os objetivos do negócio.
Assim, é possível reduzir as alíquotas cobradas e aproveitar isenções e deduções, pois o regime tributário define como os impostos serão calculados e recolhidos.
Com o planejamento tributário, também será possível identificar incentivos fiscais disponíveis para o seu setor. Esses incentivos podem consistir em isenções, deduções, reduções ou créditos de impostos.
Um bom planejamento pode observar até mesmo a possibilidade de mudar a classificação de determinados produtos a fim de reduzir a carga tributária, como aconteceu com o Sonho de Valsa da Lacta, por exemplo.
Ao mudar a classificação de chocolate para wafer, a Lacta conseguiu uma redução de 5% para 0% da alíquota do IPI. Bastante coisa, não é mesmo?
Esses são só alguns exemplos de como um bom planejamento tributário pode auxiliar na redução de impostos.
Saiba mais:
2 – Fazendo uma gestão eficaz dos créditos tributários
Os créditos tributários são valores que a empresa tem direito a receber do fisco devido a prejuízos fiscais, compensações financeiras ou impostos pagos a mais.
Uma boa contabilidade pode identificar, recuperar e controlar esses créditos para reduzir a carga tributária e aumentar o fluxo de caixa da empresa.
3 – Aproveitando os custos dedutíveis
Os custos dedutíveis são aqueles que podem ser abatidos da base de cálculo dos impostos, como os relacionados a investimentos e despesas operacionais, por exemplo.
Os especialistas contábeis podem identificar, monitorar e otimizar esses custos para reduzir o lucro tributável e, consequentemente, os impostos a pagar.
Reduza seus impostos com o suporte da Vértice Contadores!
Como vimos, a contabilidade é indispensável para a redução de impostos nas grandes empresas, pois permite planejar, gerenciar e otimizar os tributos de forma legal e eficiente.
Nesse sentido, ao contar com o serviço contábil especializado e qualificado da Vértice, sua empresa pode reduzir sua carga tributária, melhorar seus resultados financeiros e sua competitividade no mercado.
Afinal, estamos há mais de 30 anos trazendo soluções efetivas para a redução de impostos de grandes empresas, como a sua.
Entre em contato conosco! Estamos prontos para começar essa mudança no seu negócio!
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA!